segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Robô Curiosity registra eclipse parcial do Sol com lua de Marte


O jipe Curiosity, enviado pela agência espacial americana (Nasa) a Marte, fotografou o momento que a lua Phobos, um dos dois satélites naturais que orbitam o planeta vizinho à Terra, encobre parte do Sol. A imagem foi divulgada pela Nasa no último sábado (15).
O robô pousou no planeta vermelho no dia 6 de agosto e ficará em atividade pelo menos dois anos, em busca de evidências favoráveis à vida.

Eclipse parcial da lua Phobos, um dos satélites naturais de Marte, foi fotografado pelo jipe Curiosity, enviado pela Nasa ao planeta vermelho. (Foto: Divulgação/Nasa)Imagem mostra momento que a lua Phobos, um dos satélites naturais de Marte, encobre parte do Sol. Fenômeno foi fotografado pelo jipe Curiosity, enviado pela Nasa ao planeta vermelho. 

Ao todo, o Curiosity leva consigo dez instrumentos científicos, com uma carga 15 vezes maior que os veículos Spirit e Opportunity, que estão em Marte desde 2004 – o primeiro foi desativado em 2010 e o segundo se concentra em procurar água.
Um dos instrumentos do novo robô funciona a laser e serve para analisar, a distância, a composição química das rochas. Além disso, uma broca e uma colher no braço dele vão ajudá-lo a recolher amostras, peneirá-las e avaliá-las no laboratório em seu interior.
Por conter todo esse kit científico, o Curiosity é duas vezes mais comprido e cinco vezes mais pesado que seus antecessores.

Nave Soyuz aterrissa com três tripulantes a bordo no Cazaquistão


O módulo de descida da nave russa Soyuz TMA-04M, com três tripulantes a bordo, aterrissou nesta segunda-feria (17) com sucesso nas estepes do Cazaquistão, informou o Centro do Controle de Voos (CCVE) da Rússia.
A cápsula, que trouxe de volta da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) os cosmonautas russos Gennady Padalka e Sergei Revin e o astronauta americano de origem porto-riquenha Joe Acaba, aterrissou às 2h53 (23h53 de domingo em Brasília), um minuto depois da hora prevista.

Os tripulantes da Soyuz TMA-04M ficaram quatro meses a bordo da plataforma orbital, na qual permanecem a americana Sunita Williams, o japonês Akihiko Hoshide e o russo Yuri Malenchenko.
Como estava programado, o módulo de descida pousou cerca de 80 quilômetros a nordeste de Arkalyk, cidade situada no centro do Cazaquistão.
Imagens da aterrissagem da cápsula foram transmitidas ao vivo pela televisão russa a partir do CCVE.
A tripulação suportou perfeitamente o retorno à Terra e seu estado é satisfatório, como anunciado pelos alto-falantes da sala do Centro de Controle, informou a agência russa "RIA Novosti".
Depois que as naves americanas foram retiradas de serviço as naves russas Soyuz são os únicos veículos usados para o revezamento das tripulações da ISS.

Tripulantes ficaram quatro meses na Estação Espacial Internacional (Foto: Shamil Zhumatov/Reuters)Tripulantes ficaram quatro meses na Estação Espacial Internacional