sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Cientistas identificam característica inédita da luz em laboratório


Dois estudos publicados nesta quinta-feira (1º) trazem novas evidências rumo à resposta para uma das mais antigas questões da física: do que é feita a luz?

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Estudo indica como se formaram primeiros sólidos do Sistema Solar


Segundo os pesquisadores, os primeiros materiais sólidos do Sistema Solar foram formados na região mais interna do disco protoplanetário. Foto: DivulgaçãoSegundo os pesquisadores, os primeiros materiais sólidos do Sistema Solar foram formados na região mais interna do disco protoplanetário

Cientistas estimam a quantidade de luz emitida por estrelas no Universo


Cientistas conseguiram estimar com precisão inédita a soma de toda a luz já produzida pelas estrelas no Universo. O cálculo foi feito com base em dados obtidos pelo Telescópio Espacial Fermi, que detecta raios gama.
Os raios gama são a forma mais energética de luz que o ser humano conhece. Desde 2008, quando a Nasa lançou o Fermi, esse telescópio observa os céus em busca desses raios, o que levou à criação de um mapa detalhado desse tipo de energia.

Mapa usado pelos astrônomos na medição dos raios gama; os pontos verdes são os blazares (Foto: NASA/DOE/Fermi LAT Collaboration)Mapa usado pelos astrônomos na medição dos raios gama; os pontos verdes são os blazares 

“A luz ótica e a ultravioleta das estrelas continua viajando pelo Universo mesmo depois que as estrelas param de brilhar, e isso cria um campo de radiação fóssil que podemos explorar usando raios gama de fontes distantes”, explicou o autor Marco Ajello.

Ajello, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, liderou o estudo publicado nesta quinta-feira (1º) pela revista “Science”.
O cálculo foi feito a partir de um tipo de galáxia conhecido como blazar, cuja energia é proveniente de um buraco negro. Essas galáxias emitem raios gama, mas esses raios interagem com a luz das estrelas e se perdem, em um processo que os cientistas comparam a uma “neblina cósmica”.
Os pesquisadores observaram então o fenômeno em pontos mais próximos à Terra, e conseguiram determinar quantos raios seriam emitidos em diferentes quantidades de energia. A partir daí, eles analisaram a energia de vários blazares e conseguiram medir a espessura da “neblina”, que representa a quantidade de luz produzida pelas estrelas.

Em caminhada espacial, astronautas consertam vazamento na ISS


A astronauta americana Sunita Williams e o japonês Akihiko Hoshide fizeram nesta quinta-feira (1º) uma caminhada espacial para fechar um vazamento de amônia em um radiador da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A manobra não estava prevista inicialmente no programa da missão.

Cientistas criam primeira célula de energia solar feita só de carbono


Cientistas da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, criaram a primeira célula de energia solar feita inteiramente de carbono, em uma tentativa de substituir os materiais caros que compõem as atuais placas de energia solar.

Astrônomos encontram supernovas dos primórdios do Universo


Simulação de uma supernova 'superluminosa' no ambiente dos primórdios do Universo (Foto: Adrian Malec e Marie Martig/Swinburne University)
Simulação de uma supernova 'superluminosa' (à esquerda) no ambiente dos primórdios do Universo 

Uma equipe internacional de cientistas anunciou nesta quarta-feira (31) a descoberta do que podem ser as supernovas mais distantes já encontradas. Uma supernova é a explosão de uma estrela, que ocorre no fim da vida desse astro.

As duas supernovas encontradas pela equipe liderada por Jeff Cooke, da Universidade Swinburne de Tecnologia, em Hawthorn, na Austrália, foram chamadas de “superluminosas”. Elas são entre dez e cem vezes mais brilhantes que os tipos mais comuns de supernovas.
Por serem muito distantes, os fenômenos descritos na revista científica “Nature” são também muito antigos. As explosões ocorreram há mais de 10 bilhões de anos, portanto até 3 bilhões de anos depois do Big Bang, explosão que deu início ao desenvolvimento do Universo, segundo a teoria vigente.
Os cientistas ainda não sabem explicar exatamente a origem das supernovas detectadas, mas acreditam que seja o resultado da explosão de estrelas muito massivas, causada por reações ocorridas dentro de átomos.

'Caçadores' de meteoritos acham objeto de 300 kg no oeste da Polônia


Geólogos poloneses encontraram o maior meteorito já descoberto no Leste Europeu, com 300 quilos e o formato de um cone. O objeto foi detectado no dia 25 de outubro, a dois metros de profundidade, e o anúncio foi feito na quarta-feira (31).

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Astrônomos calculam velocidade do Sistema Solar


Os astrônomos refizeram os cálculos da massa da matéria escura, da velocidade e da órbita do Sistema Solar.

Nave russa Progress M-17M decola rumo à Estação Espacial Internacional


O foguete Soyuz-U decolou nesta quarta-feira (31) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) com o cargueiro russo Progress M-17M a bordo, informou a agência espacial russa Roscosmos.
O Progress foi lançado a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, e deve acoplar-se à plataforma orbital cerca de seis horas após sua separação do foguete, o que está previsto para ocorrer por volta das 11h40 (horário de Brasília).
A nave leva 2,5 toneladas de água, oxigênio, alimentos, remédios, componentes de combustível e equipamentos para experimentos científicos.
Atualmente, a ISS é habitada pelas expedições 33/34, integradas pelos cosmonautas russos Oleg Novitskiy, Yevgueni Tarelkin e Yuri Malenchenko, pelos astronautas americanos Kevin Ford e Sunita Williams e pelo japonês Akihiko Hoshide. Novitskiy, Tarelkin e Ford chegaram à estação na semana passada.

Pesquisador do Butantan descobre 9 espécies de aranhas caranguejeiras


Um pesquisador do Instituto Butantan, sediado em São Paulo, descobriu nove espécies novas de aranhas caranguejeiras brasileiras, naturais de vegetações de Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. O estudo com a descrição dos animais foi publicado na última semana no periódico "ZooKeys".

Nova análise mostra semelhança entre solos de Marte e do Havaí


Solo de onde o Curiosity retirou a amostra analisada (Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS)
Solo de onde o Curiosity retirou a amostra
analisada

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Astrônomo brasileiro descobre estrela rara na Via Láctea

Localização da estrela WR42e e do aglomerado NGC 3603 (Foto: Alexandre Roman Lopes / Divulgação)Localização da estrela WR42e e do aglomerado NGC 3603. A distância entre eles está marcada na imagem em 'minutos de arco', uma unidade usada na astronomia que corresponde a aproximadamente 19 anos-luz

Um astrônomo brasileiro encontrou, em meio a mais de 200 bilhões de estrelas da Via Láctea, um astro com pelo menos cem vezes a massa do nosso Sol. Além disso, a estrela rara parece ter sido "expulsa" da região em que se formou, estando agora isolada a cerca de 25 mil anos-luz da Terra. Apesar de grande, ela é nova em termos galácticos: tem apenas 1 milhão de anos. Sua vida, porém, será curta, uma vez que quanto maior uma estrela, mais rápido ela consome o combustível de seu núcleo. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
O autor da descoberta é o pesquisador brasileiro da Universidade de La Serena no Chile, Alexandre Roman Lopes. Ele é especialista em encontrar esses gigantes espaciais. "É como encontrar um grão de areia especial no meio de uma praia inteira", explica ao jornal. Batizada de WR42e, a estrela descoberta provavelmente possui elementos químicos essenciais à formação e desenvolvimento da vida como a conhecemos. E, na explosão que marca a morte das grandes estrelas, eles deverão se espalhar pelo espaço. Por isso, segundo o astrônomo, a descoberta pode ajudar no entendimento de como se dá a evolução da nossa própria galáxia. 

Nasa divulga imagem de lua de Saturno e do planeta


Lua Mimas aparece como um pequeno ponto branco no alto da imagem. Foto: Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute/DivulgaçãoLua Mimas aparece como um pequeno ponto branco no alto da imagem
A Nasa - a agência espacial americana - divulgou nesta segunda-feira uma imagem de Saturno e da lua Mimas feita pela sonda Cassini. O satélite natural aparece apenas como um pequeno ponto branco na parte superior da imagem. Mimas tem 396 km, contra mais de 100 mil km de diâmetro do planeta gigante gasoso.
O registro divulgado nesta segunda-feira foi feito em 20 de agosto com um filtro sensível a comprimentos de onda do infravermelho próximo. A Cassini estava a 2,4 milhões de km de Saturno quando fez a imagem. A missão é uma parceria entre Nasa e agências espaciais Europeia (ESA, na sigla em inglês) e Italiana.

Chegada do homem a Marte pode ser ameaça para o planeta


Sonda Curiosity está em Marte coletando dados para pesquisa. Foto: Nasa/DivulgaçãoSonda Curiosity está em Marte coletando dados para pesquisa


Astrônomos 'caçam' Plutão para proteger espaçonave de choque


Astrônomos estão constantemente monitorando Plutão com o objetivo de obter uma maior confiança para afirmar que não haverá risco de a sonda americana New Horizons, que será enviada ao espaço em julho de 2015, se chocar com o planeta anão durante a trajetória. A espaçonave passará muito próxima do astro e suas luas e ainda existe uma possibilidade de sua posição interferir na viagem. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
O astrônomo do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, Roberto Vieira Martins, explica que há uma falta de confiabilidade muito grande nas efemérides do planeta. "Isso porque ninguém costuma corrigir os dados em função da refração (causada pela atmosfera)", afirma. Vieira e sua equipe monitoram Plutão para tentar executar essa correção apropriada dos dados e dar mais confiança às estimativas de posição e distância do planeta. São observadas as variações de brilho e sumiço temporário da estrela em que plutão passa à frente. Com isso, os pesquisadores conseguem dados importantes da dinâmica do sistema plutoniano. O trabalho, até agora, envolveu 151 noites de observação no Observatório Pico dos Dias, em Itajubá (MG), 13 noites no telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO), compreendendo um período de 17 anos.

Pesquisa aponta como tiranossauro devorava triceratops



Arqueólogos encontram restos de povoado pré-histórico na Bulgária


Fotos fornecidas pelo Instituto Nacional de Arqueologia da Bulgária, tiradas em 26 de setembro, mostram os restos de um pequeno povoado na cidade de Provadia, no leste da Bulgária.
Os arqueólogos também encontraram restos de um homem com uma tigela de cerâmica em uma necrópole.
O local pode ser a mais antiga cidade pré-histórica na Europa, fundada em torno de uma mina de sal e que remonta o século V a.C.

Restos de um homem com uma tigela de cerâmica foram encontrados em uma necrópole (Foto: National Institute of Archeology / AFP)Restos de um homem com uma tigela de cerâmica foram encontrados em uma necrópole 
Povoado pré-histórico na cidade de Porvadia, no leste da Bugária (Foto: National Institute of Archeology / AFP)Povoado pré-histórico na cidade de Porvadia, no leste da Bugária 

Bolha cósmica gerada por estrela lembra cabeça de cão ou lobo


Uma bolha cósmica gigante soprada por uma estrela a 5 mil anos-luz de distância da Terra, na constelação do Cão Maior, foi registrada pela Agência Espacial Europeia (ESA). O estudo, que reúne imagens ópticas e em raios X, foi publicado na revista "Astrophysical Journal".