sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Satélite capta a maior galáxia em espiral já registrada


  Um satélite captou, por acidente, a maior galáxia em espiral já registrada por astrônomos. As imagens mostram uma explosão de luzes ultravioleta que indicam uma colisão com uma galáxia vizinha menor.

Descoberta de vida extraterrestre afetaria religião e filosofia, diz relatório


A descoberta de vida alienígena, o uso de medicamentos para aumentar a capacidade cognitiva e a mudança completa das condições climáticas na Terra podem implicar em dilemas éticos e provocar alterações na maneira como a sociedade se organiza e em como ela vê a si mesma, aponta a oitava edição do relatório Riscos Globais, do Fórum Econômico Mundial, divulgado esta semana. A organização listou cinco “fatores X” que gostaria de ver nos debates da comunidade internacional em 2013 por terem consequências incertas para o futuro da humanidade.
Imagem artística mostra como seria o exoplaneta Gliese 581g. (Foto: Lynette Cook / Nasa)
Descoberta de vida extraterrestre implicaria em um
aumento no número de missões no espaço

Lua de Saturno pode ter gelo flutuante em lagos e mares


Sonda Cassini descobre gelo na superfície de lagos e mares de lua em Saturno (Foto: Divulgação/Nasa)Ilustração mostra mares e lagos de hidrocarboneto em lua de Saturno

Um estudo baseado em informações colhidas pela sonda Cassini, da Nasa, indica a possível existência de blocos de hidrocarbonetos (compostos de hidrogênio e carbono) congelados na superfície dos lagos e mares de hidrocarboneto líquido que existem em uma das luas de Saturno, Titã. A presença desses blocos poderia explicar algumas leituras que a Cassini fez da refletividade das superfícies desses lagos no satélite.

Telescópio no Chile capta aglomerado de estrelas brilhantes


O Observatório Europeu do Sul (ESO), projeto que conta com participação brasileira, publicou nesta quinta-feira (10) imagem que mostra o aglomerado de estrelas brilhantes 47 Tucanae (NGC 104), obtida pelo telescópio Vista, localizado no Chile.
De acordo com o ESO, o aglomerado está situado a 15 mil anos-luz de distância da Terra e contém milhões de estrelas. Esses conjuntos são nuvens esféricas e imensas de estrelas velhas ligadas entre si pela gravidade. Normalmente, orbitam núcleos de galáxias e contêm pouca quantidade de gás e poeira.

Existem cerca de 150 aglomerados globulares que orbitam a nossa Galáxia. O conjunto 47 Tucanae é o segundo de maior massa.

imagem que mostra o aglomerado de estrelas brilhantes 47 Tucanae (NGC 104), obtida pelo telescópio Vista, localizado no Chile (Foto: Divulgação/ESO)imagem que mostra o aglomerado de estrelas brilhantes 47 Tucanae (NGC 104), obtida pelo telescópio Vista, localizado no Chile

Bactéria terrestre poderia resistir em Marte, diz estudo


Uma bactéria resistente comum na Terra se adaptou de forma surpreendente a condições semelhantes às de Marte, como baixa pressão, frio e grande concentração atmosférica de dióxido de carbono, disseram cientistas da Universidade da Flórida, nos EUA. A descoberta pode ter implicações para a busca de vida extraterrestre.

Cientistas alteram vírus do sarampo para combater câncer


Em verde, células-tronco cancerígenas são infectadas com vírus e começam a morrer; células em vermelho não são cancerígenas e não foram infectadas (Foto: Divulgação/Instituto Paul Ehrlich)
Células-tronco cancerígenas infectadas com vírus
(em verde, na imagem) começam a morrer
Pesquisadores do Instituto Paul Ehrlich, na Alemanha, modificaram geneticamente o vírus do sarampo como teste para combater células-tronco cancerígenas. Atenuado, o vírus se ligou a uma proteína contida na superfície destas células para infectá-las e levá-las à morte.
O estudo, que teve resultados positivos, foi publicado nesta semana no periódico "Cancer Research".

Astrônomos descobrem cinturão de asteroides em torno da estrela Vega

Aneis de fragmentos de rochas ao redor de vegas (Foto: Divulgação/Nasa)Ilustração mostra anéis de fragmentos de rochas ao redor de Vegas 

Robô Curiosity inaugura ferramenta que 'varre' poeira de rochas de Marte


O robô Curiosity, da agência espacial americana (Nasa), usou pela primeira vez em Marte uma ferramenta motorizada que serve para remover poeira da superfície do planeta.
O instrumento é uma escova com cerdas de arame que fica na extremidade do braço do jipe e deve ajudá-lo a analisar a composição química do terreno marciano.

Descoberta 'triplica' número de exocometas conhecidos


A descoberta de um novo grupo de cometas que orbitam estrelas distantes, anunciada na reunião semestral da Sociedade Astronômica Americana, quase triplica o número desses corpos celestes conhecidos.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Brasil participará da construção de observatório com 28 países


  Um esforço que envolve 28 países, mil pesquisadores e pretende construir até 2015 o maior observatório do mundo para raios gama terá participação de cientistas que atuam no Brasil. Farão parte da criação do Cherenkov estudiosos das universidades de São Paulo (USP), Federal de São Carlos (UFSCar), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). As informações são da Agência Fapesp.

Hoje faz 371 anos da morte do grande cientista Galileu Galilei



Foi físico e astrônomo, nasceu na cidade de Pisa, Itália, no dia 15 de fevereiro de 1.564. Em 1.574, é enviado ao Monastério de Santa Maria de Vallombrosa, até que, em 1.581, seu pai o matriculou como estudante de medicina na Universidade de Pisa, mas, depois de ter-se iniciado em matemática, astronomia e física por conta própria, abandona o curso de medicina.

Galilei é considerado um dos fundadores do método experimental e da ciência moderna. Suas principais contribuições à física dizem respeito ao movimento dos corpos e à teoria da cinemática. Passou a ser um dos pais da mecânica, parte da física que estuda os movimentos e suas causas. Em 1.589, escreveu um texto sobre movimento, no qual criticava os pontos de vista de Aristóteles a respeito da queda livre e do movimento dos projéteis. Em 1.592, passou a ocupar uma cátedra de matemáticas em Pádua, onde iniciou um período magnífico de sua vida científica. Ocupou-se de topografia, de diversas invenções mecânicas e arquitetura militar.
Em julho de 1.609, visitou Veneza e teve notícias da invenção da luneta, construiu sua própria luneta e a aperfeiçoou. Assim, fez as primeiras observações da lua, também observou as fases de Júpiter  e descobriu seus satélites, fenômeno que só poderia ser explicado se fosse aceita a hipótese heliocêntrica de Copérnico. Assim, Galileu publicou suas descobertas num pequeno texto chamado “O Mensageiro Sideral”. Estes escritos ficaram famosos e lhe valeram uma cátedra honorária em Pisa.
Em 1.611, viajou para Roma, no ano seguinte teve seus estudos referentes às manchas solares publicados. Ali defendeu o heliocentrismo de Copérnico, e lutou, sem êxito, contra o dogmatismo e a superstição que travavam o progresso da ciência há séculos. Isto gerou a Galileu problemas com a igreja, que, no ano de 1.616, decretou que as idéias de Copérnico eram falsas. O Papa obrigou Galileu a renegar suas afirmações. Galileu o fez e retirou-se e foi viver durante anos em Florença.
Em 1.632, publicou um livro chamado “Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo – o ptolomaico e o copernicano”. Este livro foi incluído no Index (lista de livros proibidos pela igreja). Apesar de ser católico fiel, Galileu é obrigado a novamente negar suas idéias. Galileu morre no dia 8 de janeiro de 1.642, em Arcetri, perto de Florença.

Asteroide Apophis se aproxima da Terra na quarta sem oferecer perigo


Asteróide Apophis passa pela Terra sem oferecer perigo nesta quarta-feira (Foto: HO / NASA/JPL UH/IA / AFP)Probabilidade de asteroide colidir com a Terra em 2036 é de 1 em 250 mil.

Novo telescópio de raios X revela imagem inédita de buracos negros

Supernova Cassiopeia A, cuja imagem foi captada pelo NuSTAR, fica a 11 mil anos-luz da Terra (Foto: NASA/JPL-Caltech/DSS)Supernova Cassiopeia A, cuja imagem foi captada pelo NuSTAR, fica a 11 mil anos-luz da Terra

Moedas douradas com mais de 1.500 anos são encontradas no Iraque


Cientistas analisam pílula de 2 mil anos achada em navio romano

Pesquisadores dizem que comprimidos podem ter sido usados para tratar infecções oculares. (Foto: Superintendência da Toscana/BBC)                                                                                           Pesquisadores dizem que comprimidos podem ter
sido usados para tratar infecções oculares.
Seis comprimidos descobertos em um antigo navio romano afundado estão ajudando cientistas a analisar remédios usados há mais de 2.000 anos.
Os comprimidos estavam em uma caixa de metal em meio aos destroços da embarcação, encontrada na costa da Itália.

Estudo diz que Via Láctea abriga 17 bilhões de astros semelhantes à Terra


Ilustração mostra diferentes tipos de planetas existentes na Via Láctea que foram detectados pela sonda Kepler, da Nasa (Foto: Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics/AP)Ilustração mostra diferentes tipos de planetas existentes na Via Láctea que foram detectados pela sonda Kepler, da Nasa 

Astrônomos desvendam enigma na constelação de Centaurus

O telescópio Hubble, operado pela agência espacial americana Nasa, detectou uma imagem da constelação de Centaurus que intrigou os astrônomos. A foto mostra duas galáxias que aparentam estar à mesma distância da Terra. O fato chamou a atenção dos pesquisadores da Nasa: se as duas galáxias estão à mesma distância do planeta, deveria haver sinais de interações entre elas. No entanto, não foi detectado qualquer sinal visual de influência de uma na outra.