sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Austrália inaugura maior telescópio do planeta


O radiotelescópio Australian Square Kilometre Array Pathfinder (Askap), o maior e mais avançado do planeta, foi inaugurado nesta sexta-feira (5) em uma área desértica da Austrália com o objetivo de investigar a origem das estrelas, quasares e pulsares, e fazer um censo de todas as galáxias.

Estrela que está morrendo é observada por telescópios nos EUA



Estudo traz nova evidência de que humanos e neandertais tiveram filhos


Pesquisa publicada nesta quinta-feira (4) na revista científica “PLoS One" traz uma nova evidência de que os humanos modernos e os neandertais tiveram filhos uns com os outros

Expansão do Universo é vista com mais detalhes por telescópio espacial


Astrônomos estão melhorando a escala de distância cósmica para medir o tamanho, a idade e a taxa de expansão do Universo, por meio de dados de luz infravermelha captados pelo Telescópio Espacial Spitzer, da Nasa.

'Carta de Deus' escrita por Albert Einstein será leiloada na internet


Uma carta escrita pelo físico Albert Einstein na qual ele expressava suas opiniões sobre a religião será leiloada neste mês pela internet. Conhecido como "Carta de Deus", o texto foi escrito em 3 de janeiro de 1954, pouco mais de um ano antes da morte do cientista.
Einstein, nascido na Alemanha de uma família judia, diz na carta que pertence “com prazer” ao povo judeu, mas, ao mesmo tempo, mostra uma posição de distanciamento em relação às religiões.

'Carta de Deus', enviada por Einstein ao filósofo Erik Gutkind (Foto: Reuters/Golan Weiser/Divulgação)'Carta de Deus', enviada por Einstein ao filósofo Erik Gutkind 

“A palavra ‘Deus’ não é para mim nada além da expressão e o produto de fraquezas humanas, e a Bíblia é uma coleção de lendas honoráveis, embora primitivas e bastante infantis. Nenhuma interpretação, não importa quão sutil, pode mudar isso [para mim]”, escreveu o físico.

O documento será colocado à venda no site eBay, entre os dias 8 e 18 de outubro. O lance inicial é de US$ 3 milhões. A carta, escrita à mão em alemão, era destinada ao filósofo Erik Gutkind, de quem ele havia lido "Escolha a vida: o apelo bíblico pela revolta".
O vendedor anônimo da carta, que será leiloada com o envelope, selo e carimbo postal originais, a adquiriu em 2008 da Bloomsbury Auctions, de Londres, por US$ 404 mil. A agência Auction Cause, de Los Angeles, responsável pela próxima venda, informou que o papel está em um ambiente com luz, humidade e temperatura controlados para garantir a integridade.
"Essa carta, na minha opinião, é realmente de significado histórico e cultural, já que são pensamentos pessoais e privados daquele que é provavelmente o homem mais inteligente do século 20", disse Eric Gazin, presidente da Auction Cause.

Cientistas escoceses querem simular buracos negros em laboratório


Um grupo de cientistas da Universidade de Heriot-Waat de Edimburgo, na Escócia, quer simular buracos negros em laboratório como parte de um projeto para investigar como a matéria e a energia interagem.
O estudo de 3 milhões de euros, que está sendo financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), utilizará pulsos a laser com alta potência para recriar as condições formadas ao redor de um buraco negro, explicaram os especialistas em comunicado.
Nestas regiões espaciais, existe uma concentração de massa muito elevada que cria uma campo gravitacional ao seu redor do qual nem a luz pode escapar e onde as leis físicas gerais não se completam.
"O que estamos criando é a mesma estrutura tempo-espaço que caracteriza os buracos negros. Porém, estamos fazendo com um impulso a laser, por isso não temos a massa que se associa a esses fenômenos", explicou Daniele Faccio, que lidera a pesquisa.
Com este estudo, Faccio pretende descobrir como a luz interage com um meio (ar, por exemplo) que se movimenta também à velocidade da luz.
O investimento do ERC também servirá para financiar outra pesquisa sobre física quântica na mesma universidade, que analisará como um fóton e um elétron se comportam entre si em um chip de informática.

Agências russa e europeia vão lançar sonda e robô a Marte em 2016 e 2018



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Estudo encontra buracos negros vizinhos e desafia teoria vigente


Astrônomos encontraram pela primeira vez um aglomerado estelar que contém dois buracos negros ao mesmo tempo. A descoberta desafia as teorias astronômicas vigentes hoje.
Buracos negros são concentrações com massa tão densa que nem a luz escapa deles. Eles são formados após a explosão de estrelas de grande massa em supernovas.
A teoria mais aceita até hoje diz que centenas de buracos negros podem se formar ao longo da história de um aglomerado estelar, mas que a força gravitacional interage entre eles. Os menores buracos negros seriam expulsos, de forma que só poderia restar um em cada aglomerado.

Ilustração simula coexistência de dois buracos negros no mesmo aglomerado (Foto: Benjamin de Bivort/Divulgação)Ilustração simula coexistência de dois buracos negros no mesmo aglomerado

Essa teoria foi posta em xeque com o estudo publicado nesta quarta-feira (3) pela prestigiada revista científica “Nature”. No aglomerado M22, localizado na Via Láctea – mesma galáxia em que fica a Terra –, a equipe de Jay Strader, da Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos, esperava encontrar um buraco negro de médio porte, mas acabou identificando dois buracos negros menores – cada um tem entre 10 e 20 vezes a massa do nosso Sol.
“Quando restam poucos buracos negros, não acho que interajam entre eles e se expulsem tão rapidamente, por isso que alguns permanecem mais tempo do que se pensava até agora”, sugeriu Strader, em entrevista à Agência EFE.
O astrônomo acredita que ainda haja outros buracos negros – até cem – no mesmo aglomerado, mas, por enquanto, só conseguiram medir esses dois. A detecção foi feita com o VLA, um conjunto de observatórios situado no estado americano do Novo México. Foi a primeira vez que sinais de rádio foram usados para identificar um buraco negro, em vez da técnica mais comum, de raios-X.

Imagem destaca os pontos em que ficam os buracos negros; a luz vem de jatos de energia que resultam do processo (Foto: D. Matthews/ A.Block/ NOAO/ AURA/ NSF/Divulgação)Imagem destaca os pontos em que ficam os buracos negros; a luz vem de jatos de energia que resultam do processo

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Foto da Curiosity mostra rocha de Marte em alta resolução


Imagem foi registrada a uma distância de aproximadamente 27 cm. Foto: Nasa/DivulgaçãoImagem foi registrada a uma distância de aproximadamente 27 cm
A sonda Curiosity da Nasa, que está em Marte desde o dia 6 de agosto, tirou foto de uma pedra a uma distância de aproximadamente 27 centímetros. A rocha, chamada "Bathurst Inlet", pode ser vista perfeitamente após a combinação de oito imagens obtidas pela câmera Mars Hand Lens Imager (Mahli). De acordo com a Nasa, a pedra tem tamanho de 16cm por 12cm.
No dia 22 de setembro, a Curiosity tocou e analisou pela primeira vez uma rocha com seu braço robótico. Foram estudados os elementos químicos presentes na pedra, chamada Jake Matjevic.
De acordo com o site da Nasa, o espectrômetro (APXS) da sonda entrou em contato com a pedra no 46º dia em que o robô estava em solo marciano. A câmera Mahli, localizada no mesmo braço robótico, foi usada para inspeções na rocha.
Com testes finais feitos a laser, a Curiosity encerrou o trabalho na Jake Matijevic na última segunda-feira. A sonda pousou em Marte há sete semanas e iniciou uma missão que terá dois anos de duração usando 10 instrumentos. 

Do 1º homem na Lua à carona de russos: Nasa completa 54 anos


Columbia entrou para a história como o primeiro ônibus espacial lançado. Em 2003, explodiu ao entrar na atmosfera, matando os sete membros da .... Foto: Getty ImagesColumbia entrou para a história como o primeiro ônibus espacial lançado. Em 2003, explodiu ao entrar na atmosfera, matando os sete membros da tripulação
"Missão completa, Houston." Com essas palavras, o comandante Chris Ferguson encerrou, em julho de 2011, a última viagem do ônibus espacial americano Atlantis, que acumula quase cinco mil órbitas realizadas em volta da Terra. No último dia 20, o seu colega Endeavour, com 25 missões nas costas e quase tantas órbitas quanto o Atlantis, foi visto sobrevoando o céu dos Estados Unidos, mas dessa vez levado por um avião de transporte, de Houston até Los Angeles, onde será mantido como peça de museu no Centro Científico da Califórnia.
A aposentadoria dessas imponentes aeronaves é decorrente do final do Shuttle Program, o programa de ônibus espaciais da Nasa, e serve para simbolizar a atual situação da agência americana, que nesta segunda-feira completa 54 desde que iniciou suas operações. Cortes no orçamento e nos recursos humanos de seus fornecedores são outros capítulos da recente história da agência, principalmente após a crise econômica mundial que explodiu em 2008 no sistema financeiro americano.
O presidente Barack Obama, contudo, prometeu esforços para reerguer a Nasa, direcionando-a a um novo caminho: a conquista de Marte. 

Há 54 anos, Nasa iniciava atividades: veja o que mudou desde então

Nova molécula dá esperanças contra Parkinson e doença de Hawking


Estação espacial pode ter missão de um ano de duração a partir de 2015



Imagem inédita traz 'close' de anéis de Saturno


Uma nova imagem recém-divulgada pela espaçonave Cassini, da Nasa, traz detalhes dos célebres anéis de Saturno e do lado sul do planeta.

Expedição descobre um milhão de novas espécies de plâncton


Um barco de pesquisa submarina conhecido como Tara Expeditions completou uma viagem de mais 100 mil quilômetros ao redor do mundo durante dois anos e meio coletando dados da biodiversidade de plânctons no fundo do mar. A equipe internacional de 21 cientistas descobriu mais de 1 milhão de novas espécies em sua viagem e produziu imagens de plânctons surpreendentes usando tecnologia inovadora.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Morre aos 95 anos em Londres o historiador Eric Hobsbawm


O historiador britânico Eric Hobsbawm morreu de pneumonia nesta segunda-feira (1º) aos 95 anos no hospital Royal Free de Londres, informou sua família.
O intelectual marxista é considerado um dos maiores historiadores do século XX e escreveu "A era das revoluções", "A era do capital", "A era dos impérios", "Era dos extremos", entre outras obras.

Esculturas de bronze de 7 mil anos de idade são encontradas na Sérvia

Esculturas de bronze de 7 mil anos foram achadas no sítio arqueológico de Plocnik, no sul da Sérvia, a cerca de 300 km da capital Belgrado.