sábado, 2 de março de 2013

Meteorito da Rússia era composto de minerais e níquel, dizem geólogos

Meterorito atingiu cidade na Rússia nesta sexta-feira (15) deixando ao menos 500 pessoas feridas (Foto: AP Photo/ Nadezhda Luchinina/E1.ru)Meterorito atingiu região da Rússia no dia 15 de fevereiro

Astronautas passam um mês no deserto simulando viagem a Marte



Um grupo de dez astronautas e técnicos, em sua maioria austríacos, simulou durante um mês uma viagem e uma exploração em tempo real a Marte, uma experiência que realizaram perto das dunas do deserto de Merzuga, no sudeste do Marrocos.

Esta missão -- que começou no ínicio de fevereiro e terminou nesta quinta-feira (28) -- tinha como objetivo tentar imitar, na medida do possível, o que seria uma exploração humana sobre a superfície do planeta vermelho.
É um pouco diferente, portanto, do projeto russo "Mars500", apelidado de "Big Brother Marte", no qual astronautas ficaram 500 dias isolados simulando todas as etapas de uma eventual viagem ao planeta.

Cientistas encontram meteorito de 18 kg na Antártica


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Velocidade de rotação de buraco negro gigante é medida pela 1ª vez


Um time internacional de cientistas mediu pela primeira vez a velocidade de rotação de um buraco negro supermassivo, no meio da galáxia NGC 1365, localizada na constelação da Fornalha, a 56 milhões de anos-luz da Terra. Os resultados do estudo aparecem nesta quarta-feira (27) na edição online da revista "Nature".

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Família vai leiloar Nobel de descobridor da estrutura do DNA


O britânico Francis Crick com mulher e filha na Itália. A família pretende leiloar a medalha do Nobel que ele ganhou Foto: Getty Images
O britânico Francis Crick com mulher e filha na Itália. A família pretende leiloar a medalha do Nobel que ele ganhou  

Falta de gravidade debilita o sistema imunológico dos astronautas


Cientistas acham tumbas de 1,8 mil anos em local de treino da seleção, no Peru

Ossadas e objetos do local das culturas Lima (200 a 700 d.C.) e Yschma (1100 a 1400 d.C.) foram encontrados em local de treino da seleção de futebol do Peru Foto: AP
Ossadas e objetos do local das culturas Lima (200 a 700 d.C.) e Yschma (1100 a 1400 d.C.) foram encontrados em local de treino da seleção de futebol do Peru

Veja os 10 asteroides e meteoritos que abalaram o planeta


O meteorito que atingiu a Rússia em 15 de fevereiro de 2013 provocou pânico e deixou quase mil feridos. A enorme pedra, contudo, não é a primeira a provocar destruição no nosso planeta - e nem de longe é a maior. 

Asteroides são cada vez mais ameaçadores, alerta cientista russo


Os grandes asteróides são uma ameaça cada vez maior para a Terra, por isso será preciso investir mais no estudo destes corpos celestes, que até agora não estavam no centro das investigações espaciais, afirmou nesta terça-feira o cientista Yuri Zaitsev, da Academia de Engenharia da Rússia, em uma entrevista à agência Interfax.

Civilizações andinas consumiam milho há 5 mil anos


Espécies de milho

Cientistas acham tesouro do século 16 em sapato enterrado na Holanda


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cientistas identificam continente pequeno abaixo do Oceano Índico

Cientistas dizem ter identificado fragmentos de um antigo microcontinente abaixo das profundezas do Oceano Índico, nos arredores das Ilhas Maurício e Reunião, afirma um estudo publicado neste domingo (24), no site da prestigiada revista "Nature Geoscience".
As ilhas são conhecidas pelas belas praias e por serem destinos turísticos. Entre os participantes da pesquisa estão cientistas da Universidade de Oslo, na Noruega; da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul; da Universidade de Liverpool, na Grã-Bretanha; entre outras instituições.