quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Saiba mais sobre as nuvens


Introdução
Quando você olha para cima, talvez veja alguns coelhinhos voando pelo céu, seguidos por uma frota de veleiros em regata. Por fim, a visão de algumas das nuvens carregadas que surgem repentinamente pode pôr fim a uma tarde de contemplação do céu.
Assim, de onde exatamente vêm essas nuvens, e como elas produzem chuva, granizo e neve? Antes que passemos a ver como funcionam as nuvens, vamos primeiro aprender mais sobre os diferentes tipos de nuvens que vemos flutuando pelo céu.


ESO divulga imagem das "asas" da nebulosa da Gaivota


O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira uma nova imagem das "asas" da nebulosa da Gaivota. Segundo a organização, o registro foi feito pelo telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, que fica em La Silla, no Chile.

Conheça o maravilhoso e colorido mundo das lesmas-do-mar



Nasa divulga imagens do 'cometa do século'


A sonda Deep Impact da Nasa capturou imagens do cometa Ison, que deve iluminar o céu da Terra até 2014 e poderá ser, devido ao seu brilho, o 'cometa do século', de acordo com estudiosos. 

Começa restauração do sítio arqueológico de Pompeia, na Itália


As obras de restauração da cidade italiana de Pompeia, sepultada pelas cinzas do vulcão Vesúvio em 79 d.C., foram inauguradas nesta quarta-feira (6) depois que o sítio arqueológico, patrimônio da humanidade pela Unesco, foi objeto de denúncias por seu péssimo estado de conservação.

Vídeo mostra maior rompimento de geleira já filmado, dizem produtores


Um vídeo postado no YouTube capturou o rompimento histórico da Geleira Ilulissat, também conhecida como Geleira Jakobshavn, no oeste da Groenlândia, em 2008.
O evento durou 75 minutos, período em que o bloco de gelo recuou 1,6 quilômetro no comprimento e 4,8 quilômetros na largura. 

Pesquisa encontra novos planetas semelhantes à Terra


Concepção artística de um planeta na órbita de uma anã-vermelha (Foto: D. Aguilar/Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics)Concepção artística de um planeta na órbita de uma anã-vermelha 

Cientistas taiwaneses mostram foto de porco clonado com nova técnica


Porco foi gerado com técnica inédita de clonagem (Foto: Reuters/Stringer)Porco foi gerado com técnica inédita de clonagem

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Homem biônico 'Rex' é o mais completo do mundo, dizem cientistas


Cientistas britânicos afirmam ter construído o primeiro homem biônico completo do mundo. Chamado “Rex”, o homem mede dois metros de altura e tem órgãos e membros artificiais em pleno funcionamento. Ele começará a ser exposto em Londres nesta quinta-feira (7).

'Rex' é o primeiro homem biônico completo do mundo, segundo cientistas (Foto: Toby Melville/Reuters)'Rex' é o primeiro homem biônico completo do mundo, segundo cientistas

Rex foi criado para o documentário “Como construir um homem biônico”, do canal britânico “Channel 4”. O psicólogo e apresentador Bertolt Mayer foi usado pelos cientistas como modelo para a criação de Rex, que usa os membros e órgãos artificiais mais avançados do mundo, de acordo com o jornal “The Telegraph”.
Meyer perdeu a mão esquerda ainda criança e hoje usa a mão biônica mais avançada do mercado, segundo o jornal britânico. A equipe responsável por criar Rex, liderada por Richard Walker e Mateus Godden, usou US$ 1 milhão para construí-lo. O homem biônico ficará em exposição pública até 11 de março no Museu de Ciência de Londres.

Psicólogo Bertolt Mayer foi usado como modelo para a criação do "homem biônico" (Foto: Toby Melville/Reuters)Psicólogo Bertolt Mayer foi usado como modelo do 'homem biônico'