sábado, 14 de junho de 2014

Paraplégico chuta bola em abertura da Copa com ajuda de exoesqueleto

Juliano Pinto, de 29 anos, que é paraplégico, deu um "chute simbólico" em uma bola de futebol na abertura da Copa do Mundo, na Arena Corinthians, utilizando o exoesqueleto, equipamento desenvolvido pela equipe do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis (Foto: Reginaldo Castro/Estadão Conteúdo)

A abertura oficial da Copa do Mundo contou com uma novidade na ciência brasileira. O Projeto Andar de Novo (Walk Again) permitiu que um paciente paraplégico voltasse a mover a perna para chutar uma bola durante o evento. O movimento foi possível com o uso de um exoesqueleto acoplado a um computador e ao cérebro de Juliano Pinto, 29 anos, que tem paraplegia completa de tronco inferior e membros inferiores.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Nasa deve levar humanos a Marte em 2037

De acordo com um novo relatório, os Estados Unidos deveriam levar humanos a Marte entre 2037 e 2050.
 
De acordo com um relatório publicado em 4 de junho pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, para reviver o programa espacial tripulado por humanos será necessário ir para Marte. O documento oferece três possíveis rotas para o planeta vermelho – e alerta que chegar até Marte exigirá que a Nasa repense como planeja suas missões.

Encontrada partícula com seis quarks

 
Encontrada partícula exótica com seis quarks
À esquerda, as partículas tradicionais. À direita, embaixo, a tetraquark recentemente descoberta e, acima, a ressonância de seis quarks que acaba de ser confirmada.

Encontrado um novo tipo de planeta: a Mega-Terra

Astrônomos encontram um novo tipo de planeta: uma
O exoplaneta Kepler-10c - uma "mega-Terra" - em uma concepção artística. À distância, seu irmão anteriormente identificado, um planeta de lava chamado Kepler-10b.

Via Láctea tem 100 milhões de planetas habitáveis

Via Láctea tem pelo menos 100 milhões de planetas habitáveis
             "Parece altamente improvável que estejamos sozinhos," dizem os pesquisadores.
 
Os astrônomos já haviam calculado que devem existir 17 bilhões de exoplanetas similares à Terra na Via Láctea.
Agora, eles estimaram que nossa galáxia deve abrigar pelo menos 100 milhões de exoplanetas habitáveis, capazes de sustentar "vida complexa".
O cálculo que eles fizeram é diferente daquele que se faz por meio da equação de Drake, que busca estimar a existência de vida inteligente.