sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Agência europeia adia lançamento de foguete com satélite brasileiro

Foi adiado o lançamento de um satélite de comunicações brasileiro que estava marcado para esta sexta-feira (9). O lançamento seria feito da base de Kourou, na Guiana Francesa, mas a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), responsável pelo foguete que levaria o satélite, adiou o processo devido ao mau tempo.

O satélite Star One C3, projeto conduzido pela Embratel, deve ampliar a capacidade da empresa para transmitir sinais de televisão, internet e telefone. Ele ficará a uma latitude de 75º Oeste, e sua cobertura deve abranger desde Miami, no sudeste dos Estados Unidos, até a América do Sul inteira.
Sobre o Brasil, o equipamento deve melhorar o sinal sobre toda a costa, incluindo a região do pré-sal, e a indústria do petróleo pode se beneficiar das melhorias na comunicação.
O lançamento agora está marcado para ocorrer neste sábado, a partir de 19h05 (horário de Brasília). O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, está no local para acompanhar o lançamento.
O Ariane 5, foguete europeu que fará o lançamento, levará também um satélite europeu, o Eutelsat 21B, que exercerá uma função semelhante à do Star One C3 para a Europa, o Norte da África, o Oriente Médio e a Ásia Central.

Imagem de cratera em Mercúrio feita por sonda da Nasa lembra 'smiley'


A Nasa publicou nesta sexta-feira (9) a imagem de uma cratera de Mercúrio que lembra um rosto sorridente. Visto de cima, o relevo mostra buracos que se parecem com dois olhos e uma boca, como em uma figura “smiley”.
A imagem foi obtida pela sonda Messenger, está na órbita do planeta mais próximo ao Sol desde março de 2011, e foi a primeira nave a realizar esse feito. Desde então, ela já enviou mais de 88 mil imagens de volta à agência espacial norte-americana.

Cratera em Mercúrio lembra um 'smiley' (Foto: Nasa)Cratera em Mercúrio lembra um 'smiley' 

Pesquisadores descobrem nova espécie de dinossauro no Canadá



Pesquisadores do Canadá descobriram uma nova espécie de dinossauro com chifes, "parente" do triceratops, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (8).

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Arqueólogos acham tesouro de mais de 2 mil anos


Arqueólogo mostra figura de ouro de cavalo encontrada junto a um tesouro de mais 2 mil anos. Foto: AFPArqueólogo mostra figura de ouro de cavalo encontrada junto a um tesouro de mais 2 mil anos
Arqueólogos encontraram artefatos de ouro que datariam de entre os séculos 4 a.C. e 3 a.C., na Bulgária. O tesouro estava na maior de 150 tumbas de uma tribo trácia, na região de Getas, norte do país. As informações são da agência Reuters.
As descobertas incluem um anel de ouro, 44 figuras femininas e 100 botões de ouro. "Esses são incríveis achados do apogeu do domínio de Getas", diz Diana Gergova, chefe do time de arqueólogos. "Do que vimos até agora, a tumba pode estar ligada ao primeiro líder gético conhecido, Cothelas."
Uma das tumbas - a de Sveshtari - está na lista de patrimônios da humanidade da Unesco devido a sua arquitetura única, decorada com seres femininos metade humanos e metade plantas.
Os trácios mantiveram uma poderosa aristocracia guerreira em uma área que se estendia pelas atuais Romênia, Bulgária, norte da Grécia e a parte europeia da Turquia, e que teria começado por volta de 4000 a.C.. Eles viviam nos limites das civilizações grega e romana, com muitas disputas com estas, até serem absorvidos pelo Império Romano por volta do ano 45 d.C..
Muitos artefatos foram encontrados nas tumbas búlgaras e que dão muitas informações sobre os trácios, já que não se conhecem registros escritos desse povo.

Arqueólogos encontram esqueletos de 8,5 mil anos em poço


A descoberta do poço foi feita por acaso durante as escavações para o alargamento de uma estrada. Foto: AFPA descoberta do poço foi feita por acaso durante as escavações para o alargamento de uma estrada


Há 145 anos, nascia Marie Curie, a pioneira da radioatividade


Imagem mostra algumas das figuras mais importantes da ciência, da esquerda para a direita, em pé: Victor Goldschmidt, Max Planck, Rubens, Somerfeld, .... Foto: Getty Images
Imagem mostra algumas das figuras mais importantes da ciência, da esquerda para a direita, em pé: Victor Goldschmidt, Max Planck, Rubens, Somerfeld, Lindemann, Louis Victor De Broglie, Knudsen, Hasenohrl, Hostelet, Herzen, James Hopwood Jeans, Ernest Rutherford, Heike Kamerlingh-Onnes, Albert Einstein, Paul Langevin. Sentados: Walther Nernst, Marcel Louis Brillouin, Ernest Solvay, Hendrik Lorentz, Otto Heinrich Warburg, Jean Baptiste Perrin, Wilhelm Wien, Madame Marie Curie, Jules Henri Poincaré


Descoberta explica comportamento anormal de nebulosa planetária


Nebulosa planetária Fleming 1 (Foto: ESO/H. Boffin)Nebulosa planetária Fleming 1

Novo planeta 'vizinho' fica em região que poderia abrigar vida, diz estudo


Um novo planeta localizado na "vizinhança" da Terra, a 42 anos-luz, poderia ter o clima e a atmosfera parecidos com os nossos e ser capaz de abrigar vida, aponta um estudo feito por astrônomos das universidades de Hertfordshire, na Inglaterra, e Goettingen, na Alemanha.
Essa "super-Terra", denominada HD 40307g, fica em um sistema de seis planetas e orbita a chamada zona habitável, distância da estrela principal onde a água, se estiver presente, pode ser encontrada em estado líquido.

Superterra planeta (Foto: J. Pinfield/University of Hertfordshire)Concepção artística mostra 'super-Terra' à esquerda, orbitando a estrela (mais brilhante) e outros 2 planetas do sistema. Ainda não se sabem detalhes sobre esse corpo 

Telescópios captam nova imagem de conjunto de estrelas a 5 mil anos-luz


Dois telescópios espaciais e um terrestre combinaram dados para formar uma nova imagem de um aglomerado com mais de mil estrelas jovens chamado Cygnus OB2, a 5 mil anos-luz de distância da Terra.
Só o telescópio Chandra, da agência espacial americana (Nasa), detectou 1.700 fontes de raios X, das quais 1.450 são provavelmente estrelas nesse aglomerado.
As imagens do Chandra são as que aparecem em azul e foram mescladas com informações infravermelhas do telescópio espacial Spitzer (em vermelho) e dados ópticos (em laranja) do instrumento terrestre Isaac Newton, que fica na ilha canária de La Palma.


Cygnus aglomerado de estrelas  (Foto: Nasa/Divulgação)Cygnus OB2 é um aglomerado de estrelas jovens que fica a 5 mil anos-luz da Terra

Segundo os astrônomos, esse registro pode ajudar a entender como essas "fábricas" de estrelas se formam e evoluem.

Mudança climática pode ter ajudado a destruir civilização maia, diz estudo


Cientistas de universidades dos Estados Unidos, da Alemanha, da Grã-Bretanha e da Suíça realizaram um estudo que aponta que mudanças climáticas ocorridas no passado podem ter contribuído para o crescimento e o fim da civilização maia clássica, que habitou a região da América Central há mais de mil anos.
O estudo foi publicado no site da revista "Science", nesta quinta-feira (8). De acordo com os pesquisadores, já era cogitada a hipótese de que o clima pode ter causado a desintegração da sociedade maia, mas ainda não havia medições precisas sobre como e quando estas mudanças climáticas ocorreram.

Pirâmide maia de Chichen Itza, no sul do México (Foto: Dennis Barbosa/G1)Pirâmide maia de Chichen Itza, no sul do México

Cientistas acham lanças feitas com 'tecnologia avançada' pré-histórica

Lanças desenvolvidas com a 'tecnologia avançada' de 71 mil anos atrás (Foto: Benjamin Schoville/Divulgação)
Lanças desenvolvidas com a 'tecnologia avançada'
de 71 mil anos atrás 

Nasa vai abandonar 'horário' de Marte após 3 meses de missão do Curiosity

Depois de trabalhar três meses de acordo com o "horário" de Marte, o time que comanda a missão do robô Curiosity no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência espacial americana (Nasa), em Pasadena, na Flórida, vai começar a ter atividades mais regulares.
Um dia marciano, chamado de Sol, tem cerca de 40 minutos a mais que na Terra, de modo que o período de planejamento da equipe foi se "movendo" a cada semana. Por muitas vezes, isso resultou em horas de trabalho à noite.


Curiosity (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems)Autorretrato do Curiosity foi feito com 55 imagens coloridas em alta resolução no dia 31 de outubro, usando a câmera Mars Hand Lens Imager, chamada de Mahli

Cientistas descobrem esponja com formato de harpa no fundo do mar



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Depois de Sandy, agora é a vez da tempestade Nordeste castigar os EUA

A passagem do furacão Sandy ainda está bem viva na memória e no dia a dia dos cidadãos americanos, mas o alerta da chegada de uma nova tempestade já está tirando o sono dos moradores da costa leste do país. A bola da vez é a tempestade Nordeste, comum no inverno, mas que chega em péssima hora.

Tempestade Nordeste

terça-feira, 6 de novembro de 2012

"Bóson não explica tudo, mas mudou minha vida", diz Peter Higgs


O físico britânico Peter Higgs disse, nesta terça-feira, que o bóson que leva o seu nome, formulado em 1964 e encontrado em 4 de julho pelo Cern (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), "não explica tudo" e abre caminho para novas pesquisas sobre o cosmos.
Além disso, Higgs disse que o bóson mudou sua vida e falou sobre a "higgsteria", em entrevista coletiva que o cientista, nascido em Newcastle em 1929, concedeu em Barcelona, onde viajou pela primeira vez para explicar a denominada "partícula de Deus", em uma conferência organizada pela Obra Social "La Caixa" e pelo Instituto de Física de Altas Energias (IFAE).

Arqueólogos afirmam ter achado cidade mais antiga da Europa


Imagem de 26 de setembro e divulgada no dia 1º de novembro mostra os restos da muralha do que seria a mais antiga cidade da Europa. Os pesquisadores .... Foto: APImagem de 26 de setembro e divulgada no dia 1º de novembro mostra os restos da muralha do que seria a mais antiga cidade da Europa. Os pesquisadores ainda acharam esqueletos no local
Um grupo de arqueólogos afirma ter encontrado os restos da mais antiga cidade da Europa. Segundo os pesquisadores, foram chadas as pedras de uma muralha que protegia a cidade, perto de Provadia, a 410 km de Sófia, na Bulgária. As informações são da AP.
Segundo o time de cientistas, liderados pelo professor búlgaro Vassil Nikolov, a origem da cidade data de entre 4700 a.C. a 4200 a.C. e ela ficava em uma região produtora de sal - produto que teria sido a fonte da prosperidade da área pré-histórica

Fóssil inédito de dinossauro carnívoro é achado no interior de SP


Imagem mostra o fóssil encontrado por pesquisadores brasileiros no interior de São Paulo (Foto: Reprodução/Cretaceous Research)
Imagem mostra o fóssil encontrado por paleontólogos
brasileiros no interior de São Paulo

Habitat quente faz animais aquáticos terem tamanho menor



Temperaturas mais altas fazem com que animais aquáticos cresçam até um tamanho menor do que o normal quando atingem a fase adulta, segundo estudo conjunto das universidades de Londres e de Liverpool, no Reino Unido, divulgado nesta segunda-feira (5).

Telescópio Hubble capta aglomerado de estrelas a 25 mil anos-luz da Terra


A agência espacial americana (Nasa) divulgou uma imagem feita pelo telescópio Hubble do centro do aglomerado globular de estrelas NGC 6362, localizado a 25 mil anos-luz da Terra, com uma grande diversidade de astros com diferentes cores.
A imagem foi feita através de uma combinação de imagens ultravioleta, visuais e infravermelhas.
Os aglomerados globulares são um conjunto de estrelas muito velhas, com idade média de 10 bilhões de anos, e abrigam centenas de milhares de corpos celestes. Segundo a Nasa, atualmente os cientistas conhecem pouco mais de 150 aglomerados como o NGC 6362 na Via Láctea.



aglomerado estrelas (Foto: ESO/Nasa)Imagem divulgada pelo telescópio Hubble, da Nasa, mostra interior do aglomerado globular NGC 6362, que fica a 25 mil anos-luz da Terra

domingo, 4 de novembro de 2012

Resolvido mistério sobre natureza fundamental da luz



Pesquisadores podem descobrir planetas a 110 anos-luz da Terra


Um dos projetos mais ambiciosos já liderados por uma equipe brasileira poderá resultar na descoberta de novos planetas, distantes 110 anos-luz da Terra. Conduzida em conjunto com cientistas da Austrália, Alemanha e Estados Unidos, a pesquisa é coordenada por Jorge Meléndez, astrônomo do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP).

Tumba de princesa faraônica é descoberta no Egito


A tumba de uma princesa faraônica da V dinastia (2.500 a.C.) foi descoberta na região de Abusir, 25 km ao sul do Cairo, anunciou nesta sexta-feira o ministro das Antiguidades egípcio, Mohamed Ibrahim.
"Descobrimos a antecâmara da tumba da princesa faraônica Shert Nebti, em cujo centro há quatro colunas de calcário", anunciou Ibrahim. As colunas apresentam "hieroglifos com o nome da princesa e seus títulos", acrescentou.
"Foi a missão do Instituto Tcheco de Egiptologia, ligado à faculdade de letras da universidade Carlos de Praga, que descobriu a tumba", diz a nota do ministro.
Segundo Ibrahim, "a descoberta da tumba marca o começo de uma nova era na história das sepulturas de Abusir e Saqqara, após a exploração da parte sul da tumba".
"Foram encontradas tumbas de empregados que não faziam parte da família real, 2 km ao norte das sepulturas dos membros da realeza da V dinastia", assinalou o ministro.
Na tumba da princesa, a equipe tcheca também encontrou um corredor que começa no sudeste da antecâmara. Em sua parede, quatro aberturas levam a outras tumbas. Duas delas, do reinado de Dyedkera Isesi, pertencem a funcionários do alto escalão, e as outras duas estão sendo estudadas, afirmou o chefe da missão tcheca, Miroslav Barta.
No corredor, há quatro grandes sarcófagos de calcário contendo estatuetas, entre elas a de um homem acompanhado de seu filho.

Transmissão de dados entre planetas desafia pesquisadores


O robô Curiosity, que pousou recentemente em Marte, levou 15 minutos para transmitir um tweet para a Terra. Foto: Nasa/DivulgaçãoO robô Curiosity, que pousou recentemente em Marte, levou 15 minutos para transmitir um tweet para a Terra


Há 55 anos, Laika se tornava o 1º animal em órbita


Em 1957, cientistas soviéticos testam a cápsula na qual mandariam a cadela Laika para o espaço. Ela morreria horas depois do lançamento. O motivo da .... Foto: Getty ImagesEm 1957, cientistas soviéticos testam a cápsula na qual mandariam a cadela Laika para o espaço. Ela morreria horas depois do lançamento. O motivo da morte só foi revelado em um congresso em 2002: calor e pânico