sexta-feira, 7 de junho de 2013

Arqueologia de estrelas

Um estudo pioneiro começa a traçar a história evolutiva das galáxias. Liderado pelo espanhol Enrique Pérez, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia, esse trabalho identificou onde e quando se formaram as estrelas de uma centena de galáxias que surgiram nos últimos 10 bilhões de anos e se encontram relativamente próximas à Via Láctea, que abriga o Sol e a Terra. Publicado em janeiro deste ano na revista Astrophysical Journal Letters, o estudo comparou diferentes tipos de galáxias e permitiu compreender como a massa delas afeta o ritmo de formação de suas estrelas. Dessa equipe participaram os astrofísicos brasileiros Roberto Cid Fernandes, da Universidade Federal de Santa Catarina, que desenvolveu em 2005 o Starlight, software que analisa a luz emitida pelas galáxias para reconstruir a história de suas populações estelares e fazer uma espécie de arqueologia estelar, e seu aluno de doutorado André Luiz de Amorim.

Cientistas criam manto de invisibilidade do tempo nos EUA

Circuito com fibra ótica ajudou cientistas a testarem nova tecnica. Foto: BBC
Circuito com fibra ótica ajudou cientistas a testarem nova tecnica. 

Cientistas da Purdue University, no Estado americano de Indiana, disseram ter conseguido criar uma espécie de "manto de invisibilidade" que conseguiria esconder eventos contínuos em um feixe luz.

Sonda Opportunity faz novas descobertas sobre água em Marte

Sonda Opportunity

Cometa passando rente ao sol revela segredos sobre o astro

Cometa passa rente ao Sol (Foto: BBC)
Cometa passa rente ao Sol

Um encontro de um cometa com o Sol ofereceu aos cientistas a oportunidade de conhecer melhor uma região da estrela que jamais foi visitada por uma sonda espacial. 
Veja o vídeo da BBC.
Em 2011, o cometa Lovejoy chegou a se aprofundar na turbulenta e extremamente aquecida atmosfera do Sol, área conhecida como corona.
Imagens registradas por telescópios espaciais revelaram como a cauda do cometa foi puxada pelo intenso campo magnético da corona, permitindo aos astrônomos, pela primeira vez, conhecer melhor a ação dessa força.
A corona é constituída de plasma, com temperatura de aproximadamente 2 milhões de graus Celsius.
O Lovejoy viajava a uma velocidade de 600 quilômetros por segundo. Esse objeto formado por gelo e poeira surpreendeu os cientistas ao aparecer do outro lado do Sol. Mas, dois dias depois, ele se desintegrou.


Estúdio de animação dos EUA recria moléculas do corpo humano em 3D

Saliência irregular na membrana de plasma de uma célula (Foto: Xvivo/Barcroft USA)Saliência irregular na membrana de plasma de uma célula 

Cientistas identificam restos de navio naufragado há 164 anos no México

Mergulhador observa destroços de navio HMS Forth encontrados no fundo do mar (Foto: Divulgação/Helena Barba/INAH)Destroços de navio HMS Forth encontrados no fundo do mar 

Supertelescópio em deserto do Chile descobre 'fábrica' de cometas

Concepção artística mostra 'armadilha' de poeira no sistema Oph-IRS 48 (Foto: ESO/L. Calçada)Concepção artística mostra 'armadilha' de poeira no sistema Oph-IRS 48

O supertelescópio Alma (sigla de Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), instalado no Deserto do Atacama, no Chile, identificou pela primeira vez uma "fábrica" de cometas ao observar uma "armadilha" de poeira ao redor de uma estrela jovem, a 400 anos-luz da Terra.

Foguete Ariane 5 é lançado com carga recorde rumo à ISS

Foguete decolou na quarta-feira (5) (Foto: Nasa/Reprodução)
Foguete Ariane 5 decolou na base da Guiana Francesa

O foguete Ariane 5 decolou quarta-feira da base de Kourou, na Guiana Francesa, com uma carga recorde destinada à Estação Espacial Internacional (ISS).

Cientistas descobrem nova espécie de escorpião nos Andes

Um escorpião macho da espécie 'Tityus crassicauda' (Foto: Divulgação/Eric Ythier)
Um escorpião macho da espécie 'Tityus crassicauda' 

Estrelas 'bebês' lançam jato de poeira em regiões distantes da Via Láctea

Bolha gigante esculpida na poeira espacial por estrelas de grande massa provoca a formação de bolhas menores (Foto: Nasa/JPL-Caltech/University of Wisconsin )Imagem em infravermelho mostra bolha gigante que foi esculpida na poeira espacial por estrelas de grande massa e é responsável pela formação de bolhas menores

Novas observações de áreas mais distantes e desabitadas da Via Láctea, feitas pelo Telescópio Espacial Spitzer, da Nasa, mostram dezenas de estrelas recém-nascidas lançando jatos de seus "casulos" de poeira. O estudo da Universidade de Wisconsin foi apresentado durante reunião da Sociedade Americana de Astronomia, em Indianápolis.
As imagens foram captadas por raios infravermelhos em azul e verde do Spitzer, e combinadas com informações em vermelho do telescópio Wise, também da Nasa, que preencheu lacunas nas áreas que o Spitzer não cobriu.

Cientistas analisam fóssil quase completo do primata mais antigo

Reconstrução tridimensional do fóssil; ao lado, reconstrução artística de como o animal seria (Foto: Paul Tafforeau (ESRF) e Xijun Ni/Nature)Reconstrução tridimensional do fóssil de primata primitivo encontrado na China, em 2002; ao lado,
uma concepção artística de como o animal seria 

A descoberta do mais antigo esqueleto quase completo de um primata, na China, em 2002, pode ajudar agora os cientistas a entender como ocorreram as primeiras fases da evolução desse grupo de mamíferos, que inclui os macacos, símios, lêmures e seres humanos.

Robô Curiosity deve começar a explorar montanha de Marte, diz Nasa

Imagem do robô Curiosity, que está em marte e se prepara para uma nova fase de exploração do planeta (Foto: Reuters/Nasa)Imagem do robô Curiosity, que está em marte e se prepara para uma nova fase de exploração do planeta

terça-feira, 4 de junho de 2013

Ferro de relíquia egípcia veio do espaço


A conta de Gerzeh (acima) tem áreas ricas em níquel, coloridas de azul em um modelo virtual (abaixo), que indica origem meteorítica. A descoberta explica a capacidade de produzir artefatos de ferro dos egípcios antigos milênios antes das evidências mais antigas de fundição do metal. 

A conta de cinco mil anos de idade pode não parecer muita coisa, mas ela esconde um passado espetacular: pesquisadores descobriram que um antigo objeto egípcio foi produzido a partir de um meteorito.

Cientistas conseguiram “fazer o impossível” fotografando o interior de um átomo


O interior de um átomo foi fotografado, pela primeira vez, em uma experiência única e inovadora.

A técnica pode nos levar ao desenvolvimento de formas radicais de eletrônica e nos ajudar na compreensão profunda sobre os átomos.

Sonda vai explorar regiões desconhecidas do Sol

Erupção solar é registrada por sonda. Novo satélite vai estudar nossa estrela Foto: Nasa / Divulgação
Erupção solar é registrada por sonda. Novo satélite vai estudar nossa estrela  

A Nasa (a agência espacial americana) afirmou nesta terça-feira em Washington que no próximo dia 26 de junho lançará um novo satélite com destino ao Sol, para explorar uma das regiões mais desconhecidas da estrela, o chamado limbo solar, onde é gerada a maior parte das emissões ultravioleta.

Será que utilizamos apenas 10% de nosso cérebro?

Um dos mitos mais conhecidos sobre o cérebro é de que usamos apenas 10% de sua capacidade (Foto: BBC)
Um dos mitos mais conhecidos sobre o cérebro é de que usamos só 10% de sua capacidade 

Um dos mitos mais conhecidos sobre o cérebro é o de que utilizamos apenas 10% de sua capacidade. É uma ideia atraente, pois sugere que poderíamos ser muito mais inteligentes, bem-sucedidos e criativos se conseguíssemos aproveitar os outros 90% que podemos estar desperdiçando.
Infelizmente, isso não é verdade. Não é bem claro a que se referem esses tais 10% de uso. Se a afirmação se refere a 10% de regiões cerebrais, é fácil de ser refutada.
Usando uma técnica chamada imagem de ressonância magnética funcional, neurocientistas podem identificar as partes to cérebro que são ativadas quando uma pessoa faz ou pensa em algo.
Uma simples ação, como abrir e fechar a mão ou dizer algumas poucas palavras, requer uma atividade de muito mais de uma décima parte do cérebro. Mesmo quando se supõe que a pessoa não está fazendo nada, o cérebro está trabalhando bastante, controlando funções como respiração, atividade cardíaca e memória.

Até durante o sono o cérebro se mantém ativo, como mostra esta imagem (Foto: BBC)
Até durante o sono, nosso cérebro se mantém ativo,
como evidencia a imagem acima

Fóssil de preguiça gigante da ‘Era do Gelo’ é encontrado no interior do Piauí

Pesquisadores encontraram um fóssil de uma preguiça gigante na cidade de Corrente, localizada no extremo Sul do Piauí, a 874 km de Teresina. De acordo com o paleontólogo e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Juan Carlos Cisneros, o fóssil encontrado é incomum e pertence a um animal que media aproximadamente 5 metros e que viveu no período popularmente conhecido como a ‘Era de Gelo’.

Fóssil pertence a uma preguiça gigante que media aproximadamente 5 metros (Foto: Juan Cisneros)Fóssil pertence a uma preguiça gigante que media aproximadamente 5 metros 

Concurso vai selecionar professores para visitar acelerador de partículas

Estrutura do LHC, entre a França e a Suíça (Foto: Cern/Divulgação)Estrutura do LHC, entre a França e a Suíça

Planeta descoberto pode ser o mais leve fora do Sistema Solar, diz estudo

Imagem do exoplaneta HD 95086 b (Foto: ESO/Divulgação)   Exoplaneta HD 95086 b aparece como um pequeno ponto azul abaixo do círculo; a estrela HD 95086 foi substituída por um desenho para melhorar a visualização do planeta 

Astrônomos identificaram o que pode ser o planeta com menor massa fora do Sistema Solar já observado de forma direta, por meio de um telescópio terrestre. A descoberta a cerca de 300 anos-luz de distância do nosso planeta, na constelação de Carina ou Quilha, foi feita pelo Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul (ESO), instalado no Deserto do Atacama, no norte do Chile.
Os resultados da pesquisa, que envolveu autores de países como França, Suíça, Alemanha, Itália, Holanda, EUA e Chile, serão publicados na revista especializada "Astrophysical Journal Letters".

Astronautas europeus se preparam para treinamento no Mediterrâneo

Astronauta francês Jean-François Clervoy exibe traje especial para mergulho (Foto: Boris Horvat/AFP)Astronauta francês Jean-François Clervoy exibe traje especial para mergulho

China planeja lançar missão espacial tripulada em meados deste mês

Foguete que levará a nave Shenzhou X é preparado na plataforma de Jiuquan, província de Gansu, no noroeste da China (Foto: STR/AFP)Foguete que levará a nave espacial Shenzhou X é preparado na plataforma de Jiuquan, província de Gansu, no noroeste da China. Imagem foi feita na manhã desta segunda-feira (3)  

A China planeja lançar em meados deste mês uma nave espacial tripulada que se acoplará a um módulo experimental. Essa será a última etapa de construção de uma estação espacial permanente do país em órbita, informou nesta segunda-feira (3) a agência de notícias estatal Xinhua.

Fóssil pode ajudar a explicar como surgiu o casco de tartaruga

Comparação entre o casco de uma tartaruga moderna e o 'Eunotosaurus' (Foto: Luke Norton/Divulgação)
Comparação entre o casco de uma tartaruga moderna e o 'Eunotosaurus' 

Estudo explica por que gravidade da Lua é irregular

Ilustração mostra como funcionam as sondas 'gêmeas' do Grail (Foto: NASA/JPL-Caltech)Ilustração mostra como funcionam as sondas 'gêmeas' do Grail