sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Físicos fazem luz viajar com velocidade infinita



Físicos fazem luz viajar com velocidade infinita


Normalmente as ondas se anulam ou se reforçam, como se vê na imagem à esquerda. Mas o dispositivo ao centro faz a onda de luz brilhar em todo o seu comprimento (direita).

Tartaruga extinta de Galápagos pode voltar à vida



Egito revive mito de Tutancâmon 90 anos depois de sua descoberta


Após 90 anos do descobrimento que revelou grandes segredos do Antigo Egito, o faraó Tuntankamón e o arqueólogo Howard Carter voltaram a ter seus momentos de glória nesta quinta-feira na cidade egípcia de Luxor.

Com um passeio pelos lugares da antiga Tebas, onde esse mito foi revelado, o Egito lembrou a descoberta que marcou o antes e depois na arqueologia. "A importância foi tanta que continua sendo, mesmo nos dias de hoje, a maior descoberta arqueológico de toda a humanidade", afirmou à agência Efe a egiptóloga Teresa Bedman, que trabalha na escavação de um túmulo faraônico em Luxor.
Ao encontrar no interior da câmara funerária os objetos intactos do "faraó menino", como é reconhecido por seu falecimento precoce, o achado se transformou em um acontecimento histórico que uniu para sempre o destino de Carter e Tutancâmon.
Para Bedman, do Instituto de Estudos do Antigo Egito, Carter conhecia as necrópoles do Vale dos Reis como se tivesse trabalhado nela há muitos séculos e só lhe faltava esmiuçar uma única zona, na qual, quase a ponto de desistir, encontrou o tumba de Tutancâmon no dia 4 de novembro de 1922.
É necessário descer um empinado corredor até chegar nessa câmara funerária, onde na atualidade um grupo de especialistas se esforça para conservar a tumba, danificada pela excessiva circulação de visitantes.
Os tesouros que deslumbraram Carter já não se encontram neste lugar, mas no Museu Egípcio do Cairo. No entanto, a emoção de estar vivendo um momento único ainda marca seu interior. Como em uma viagem no tempo, um grupo de diplomatas, egiptólogos e jornalistas seguiu hoje os passos do arqueólogo sob o sol e as altas temperaturas de Luxor.
Entre os participantes do percurso estava o bisneto do Lorde Carnarvon, um aristocrata britânico cuja paixão pelo Antigo Egito lhe levou a ser o mecenas de Carter. Georges Carnarvon, que não podia ocultar sua emoção por estar em Luxor, destacou na entrada do tumba de Tutancâmon que seu bisavô nunca abandonou seu sonho, inclusive em situações difíceis, e persistiu junto a Carter até o final.
"Carter e meu bisavô eram dois homens muito originais e com personalidades totalmente diferentes, mas trabalhavam muito bem juntos e deixaram um formoso legado ao povo egípcio", afirmou Carnarvon aos jornalistas.
Sem poder evitar a chamada "maldição de Tutancâmon", Carnarvon reconheceu que seu avô era supersticioso e que lhes contou um pouco sobre os descendentes de seu famoso pai, que morreu de forma repentina no Cairo.
Alheios à suposta maldição, o Egito optou nesta jornada por reviver este acontecimento mundial para tratar de reanimar seu turismo, em baixa desde a queda de Hosni Mubarak em fevereiro de 2011.

Nasa divulga imagem de galáxia que fica a 59 milhões de anos-luz do Sol

Imagem divulgada pela agência espacial americana, a Nasa, mostra a galáxia espiral ESO 499-G37. Pelo ângulo captado pelo telescópio Hubble, é possível ver a formação em espiral da galáxia (formada por pontos azuis). Segundo a Nasa, o sistema estelar está localizado a 59 milhões de anos-luz do Sol. (Foto: Nasa/Reuters)Imagem divulgada pela agência espacial americana, a Nasa, mostra a galáxia espiral ESO 499-G37. Pelo ângulo captado pelo telescópio Hubble, é possível ver a formação em espiral da galáxia (no canto direito da imagem, formada por pontos azuis). Segundo a Nasa, o sistema estelar está localizado a 59 milhões de anos-luz do Sol.

Túmulos de mais de 3 mil anos são encontrados no Paquistão


Arqueólogos italianos descobriram túmulos de mais de 3 mil anos no Vale do Swat, sugerindo que existiam ritos funerários complexos nesta região paquistanesa controlada pelos talibãs há alguns anos, indicou nesta sexta-feira (23) uma autoridade.

Teresina foi coberta pelo mar há mais de 270 milhões de anos, diz pesquisa

Paleontólogo exibe fóssil que caracteriza a existência do mar em Teresina (Foto: Patrícia Andrade/G1)Paleontólogo exibe fóssil que caracteriza a existência do mar em Teresina


Novos fósseis encontrados por pesquisadores no Parque Floresta Fóssil de Teresina, localizado na Zona Leste da cidade, dão indícios de que a capital piauiense já foi coberta pelo mar há mais de 270 milhões de anos. É a primeira vez que cientistas encontram uma evidência direta da existência do mar naquele local.

Cientistas revelam detalhes inéditos sobre o vírus da gripe


Replicação do vírus influenza, separando os diferentes tipos de proteínas por cores (Foto: Wilson, Carragher and Potter labs/Divulgação)
Replicação do vírus influenza, separando os
diferentes tipos de proteínas por cores 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Estudantes são surpreendidos por erupção rara de vulcão neozelandês


  O Monte Tongariro, que serviu de paisagem para a trilogia 'O Senhor dos Anéis' no cinema, estava adormecido havia um século.
Nos últimos quatro meses, o vulcão entrou em erupção em duas ocasiões. Uma delas, justamente quando os 90 alunos da Tamatea Intermediate School realizavam a sua expedição escolar.
O professor Paul Lowes conta à BBC que a explosão foi precedida de um silêncio perturbador e que, quando o vulcão entrou em atividade, alguns visitantes gritaram e saíram correndo, mas logo todos foram para um lugar seguro observar o fenômeno.
Os especialistas não têm ideia de quando o vulcão poderá entrar em erupção novamente.
Estudantes são surpreendidos por erupção rara de vulcão neozelandês (Foto: BBC)Estudantes são surpreendidos por erupção rara de vulcão neozelandês 

'Desaparecimento' de ilha no Pacífico intriga cientistas

Um sonho comum à maioria dos exploradores e desbravadores ao longo da História tem sido encontrar territórios desconhecidos, mas, na Austrália, uma equipe de cientistas fez exatamente o contrário: eles identificaram uma ilha que não existe.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Marte: Nasa fala em descoberta histórica, mas reduz expectativa


Imagem mostra a marca deixada pela sonda Curiosity em solo marciano após recolhimento de amostras de material para análise. Foto: Nasa/DivulgaçãoImagem mostra a marca deixada pela sonda Curiosity em solo marciano após recolhimento de amostras de material para análise
A excitação foi total nesta quarta-feira quando um cientista da Nasa mencionou uma descoberta "digna de entrar nos livros de história" feita pela sonda Curiosity em Marte, mas em seguida a agência espacial americana reduziu as expectativas em torno do feito.

Inaugurada no Brasil primeira "cidade inteligente" da América Latina


O presidente da companhia elétrica espanhola Endesa, Borja Prado, inaugurou nesta quarta-feira em Búzios, no estado do Rio de Janeiro, a primeira "cidade inteligente" em gestão energética da América Latina, informou a empresa.
A "Cidade Inteligente Búzios" permitirá que os moradores tenham tarifas diferenciadas de acordo com o horário de consumo, um sistema de iluminação "mais sustentável" e edifícios públicos com mais eficiência energética, explicou a companhia em comunicado .
A iniciativa foi desenvolvida durante três anos através da Ampla, filial de distribuição da Endesa no Brasil, e exigiu um investimento de R$ 40 milhões.
Além de um ponto de recarga de energia para veículos elétricos e pontos de microgeração de energia solar e eólica, a Endesa instalou lâmpadas de LED com pontos de luz telegestionados, uma rede sem fio gratuita de acesso a internet, um ponto de coleta de lixo reciclável e experiências eficientes nas praias de Manguinhos e Geribá.
O grupo Enel e a Endesa contam com projetos similares em Barcelona e Málaga (Espanha), as cidades italianas de Turim, Gênova e Bari, e um projeto em Santiago (Chile).

Agência brasileira lança passeio no espaço por US$ 107 mil


Concepção artística mostra a nave Lynx. Foto: AFPConcepção artística mostra a nave Lynx

Cientistas acham regiões do DNA que controlariam neurônios


Um estudo divulgado nesta terça-feira na revista especializada Plos Biology identificou centenas de pequenas regiões do código genético que aparentemente regulam o funcionamento dos neurônios humanos. Essas características genéticas podem ser fundamentais na nossa diferenciação para outros primatas, mas também podem estar ligadas a doenças restritas aos humanos, como autismo e o mal de Alzheimer. A pesquisa envolveu cientistas dos Estados Unidos, Suíça e Rússia.

Análise de fósseis revela detalhes de asas ancestrais


Novo estudo publicado nesta quarta-feira (21) na revista científica "Current Biology" mostra que uma espécie de pássaro pré-histórico e outra de dinossauro alado tinham uma versão bastante primitiva de asas.

Estudo revela características inéditas de planeta-anão 'irmão' de Plutão


Uma equipe internacional de astrônomos publicou nesta quarta-feira (21) o mais completo estudo já feito sobre o planeta-anão Makemake que fica no Sistema Solar, mais distante do Sol que Plutão. Os resultados obtidos pela pesquisa estão nas páginas da revista científica “Nature”.

Satélite europeu detecta ponte de gás quente que liga conjuntos de galáxias


O satélite Planck da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) fez a primeira detecção conclusiva de uma ponte de gás quente que liga dois aglomerados de galáxias: o Abell 399 (no centro da imagem) e o Abell 401 (no topo esquerdo).
Esses dois conjuntos, que reúnem centenas de galáxias unidas pela gravidade, ficam a 1 bilhão de anos-luz da Terra.
A ponte de gás se estende por cerca de 10 milhões de anos-luz, e a temperatura na região chega a 80 milhões de graus Celsius.

Cientistas criam 'arco-íris' em estrutura microscópica


Cientistas criaram 'arco-íris' em uma largura cem vezes menor que a de um fio de cabelo (Foto: Jean-Sebastien Bouillard/Ryan McCarron/Divulgação)
Cientistas criaram 'arco-íris' em uma largura cem
vezes menor que a de um fio de cabelo 

Um grupo de cientistas baseado na Inglaterra conseguiu criar um “arco-íris” em uma estrutura microscópica sobre uma superfície metálica. O avanço é importante porque, na verdade, mostra um domínio sobre a técnica de separar de cores em escalas tão pequenas.
O “arco-íris” da imagem ao lado foi registrado sobre uma lâmina de ouro. Todo o espectro de cores da imagem está contido em uma largura cerca de cem vezes menor do que a de um fio de cabelo.
Segundo os autores do estudo publicado pela revista “Nature's Scientific Reports”, a capacidade de manipulação de cores em nanoescala pode ter aplicações importantes na tecnologia, em materiais como células de captação de energia solar e telas planas de televisão.
O trabalho foi liderado por Anatoly Zayats, do King’s College de Londres.

Nasa divulga imagem de erupção solar feita com luz ultravioleta extrema

Imagem divulgada pela agência espacial americana, a Nasa, nesta terça-feira (20) mostra erupção do Sol registrada no último dia 16. De acordo com a agência, duas explosões solares foram registradas – com intervalo de quatro horas entre cada uma. A ação fo (Foto: Nasa/Reuters)Imagem divulgada pela agência espacial americana, a Nasa, nesta terça-feira (20) mostra erupção do Sol registrada no último dia 16. De acordo com a agência, duas explosões solares foram registradas na última sexta-feira, com intervalo de quatro horas entre cada uma. O fenômeno foi registrado com o auxílio de luz ultravioleta extrema. Ainda de acordo com a Nasa, as nuvens de partículas solares não devem atingir a Terra.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Réplica do túmulo de Tutancâmon será aberta à visitação em 2013


O túmulo do faraó apresentou danos porque turistas tocavam nas paredes. Foto: AFPO túmulo do faraó apresentou danos porque turistas tocavam nas paredes

Astrônomos encontram corpo celeste 12,8 vezes maior que Júpiter


Ilustração mostra Kappa Andromedae b (Foto: Nasa/Divulgação)Ilustração mostra Kappa Andromedae b 
A Nasa anunciou nesta terça-feira (19) a descoberta de um novo corpo celeste que pode ser um exoplaneta (planeta fora do Sitema Solar) ou uma anã marrom, categoria maior que os planetas mas menor que as estrelas. O objeto tem 12,8 vezes o tamanho de Júpiter e orbita em torno da estrela Kappa Andromeda. Por isso, foi batizado de Kappa Andromedae b. Ele foi detectado por um telescópio no Havaí, usando informações de radiação infravermelha.
Segundo a agência espacial americana, por seu tamanho, o objeto está no limite que separa os grandes planetas das anãs marrons. "De acordo com modelos convencionais de formação planetária, ele está só um pouco aquém de ser capaz de gerar energia por fusão, ponto em que seria considerado uma anã marrom em vez de um planeta. Mas isso não é definitivo, e outras considerações poderiam dar um empurrãozinho ao objeto, fazendo-o cruzar a linha para o território das anãs marrons", analisa Michael Mc Elwain, um dos integantes da equipe que descobriu o objeto.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

NASA vai construir Estação Espacial Lunar



Nave Orion no ponto EML-2. A estação lunar deverá usar laboratórios similares aos da Estação Espacial Internacional e poderá ser usada para controlar robôs na superfície da Lua.

EUA gastaram mais de US$ 20 mi com projetos cancelados da Nasa


Apesar de alguns cancelamentos serem, de fato, naturais, muitos outros poderiam trazer bons frutos, mas não chegaram ao seu fim. Foto: Nasa/DivulgaçãoApesar de alguns cancelamentos serem, de fato, naturais, muitos outros poderiam trazer bons frutos, mas não chegaram ao seu fim

Os cortes acentuados no orçamento da Nasa deixam rombos pelo caminho. Nos últimos 20 anos, o governo americano gastou mais de US$ 20 milhões em projetos da agência espacial que foram cancelados. Esse número foi divulgado pelo Comitê de Estudos do Partido Republicano dos Estados Unidos. Ironizando o ambicioso projeto Constellation, que criaria uma nova geração de naves espaciais para voos com humanos, mas que nunca aconteceu por causa de cortes no orçamento, ex-funcionários da Nasa apelidaram a atual situação da agência de Cancellation.
Os dados motivaram congressistas da Câmara dos Representantes a apresentarem um projeto de lei que daria mais autonomia à agência espacial americana. A proposta é que o administrador, nomeado pelo presidente, tenha um prazo de 10 anos para realizar o seu trabalho; e daria mais autonomia ao conselho de diretores. Assim, a Nasa teria mais independência, e seu modelo de gestão se aproximaria ao do FBI.
Mesmo que as previsões sobre a aprovação do projeto de lei sejam pessimistas, ele reacende a discussão sobre os sucessivos cortes no orçamento da Nasa. Em 1966, a agência recebeu 4,4% do orçamento americano. Hoje, a verba que recebe corresponde a apenas 0,5% do montante. Essa redução foi um dos motivos que levou, recentemente, à terceirização de setores e à aposentadoria do Programa de Ônibus Espaciais. Atualmente, astronautas americanos precisam pegar carona em naves russas para chegar à Estação Espacial Internacional (ISS). 

INFOGRÁFICO
Veja alguns dos projetos cancelados da Nasa nos quais os Estados Unidos gastaram mais de US$ 20 milhões

Cientistas desvendam mistérios de mamífero que põe ovos


Cientistas na Austrália afirmam que conseguiram descobrir os mistérios da reprodução do mamífero que põe ovos, a equidna.
As equidnas são criaturas que se alimentam de formigas e outros insetos e podem viver até 20 anos. Até hoje, imaginava-se que a reprodução em cativeiro era impossível.
Os pesquisadores passaram os ultimos seis anos estudando a reprodução da espécie e como eles criam os filhotes. O objetivo é aplicar o que aprenderam para preservar outros mamíferos parecidos e ameaçados.
Equidnas só existem na Austrália e em regiões próximas. Os cientistas não sabiam muito sobre elas e, por isso, vigiaram os animais com câmeras para ver como se reproduzem.
Ainda não se sabe o sexo dos filhotes, os órgãos reprodutivos são internos. Um ultrassom, no futuro, vai descobrir mais este mistério.

Equidna (Foto: BBC)Equidna 

Banco Mundial teme trágico aumento de temperatura em 4° C até 2060


O Banco Mundial (BM) advertiu no domingo (18) que a temperatura global pode aumentar, até 2060, 4° C acima dos níveis do mundo pré-industrial se não forem tomadas ações imediatas. Caso isso não ocorra, deve haver consequências potencialmente devastadoras para cidades costeiras e países pobres.

Após quatro meses, astronautas de estação espacial voltam à Terra

Tripulantes da Estação Espacial Internacional descansam logo após o pouso da cápsula que os trouxeram de volta à Terra. À esquerda está o japonês Aki Hoshide, ao centro o russo Yury Malenchenko, e, à direita, a americana Sunita Williams.  (Foto: AP Photo / Maxim Shipenkov, Pool)Tripulantes da Estação Espacial Internacional descansam logo após o pouso da cápsula que os trouxeram de volta à Terra. À esquerda está o japonês Aki Hoshide, ao centro o russo Yury Malenchenko, e, à direita, a americana Sunita Williams.