sábado, 25 de maio de 2013

Telescópio Hubble registra novas imagens da Nebulosa do Anel

Nebulosa do Anel (Foto: Nasa/ESA/C.R. Robert O’Dell, G.J. Ferland, W.J. Henney and M. Peimbert/Large Binocular Telescope data: David Thompson)Nebulosa do Anel tem estrela anã branca no centro, que deve morrer em 10 mil anos 

Novas imagens feitas pelo Telescópio Espacial Hubble, da Nasa, mostram detalhes da Nebulosa do Anel, localizada na constelação de Lira, a cerca de 2 mil anos-luz da Terra.
Essa região, que tem sido alvo de muitas observação por parte de astrônomos amadores, mede cerca de 1 ano-luz de diâmetro e se expande a uma velocidade de 69 mil km/h. As cores indicam diferentes temperaturas de gás, sendo o azul o mais quente e o vermelho o mais frio.

Estudo prevê empreendimentos comerciais na Lua em 2020

Silhueta de avião é vista em frente à lua no céu de Phoenix, nos EUA. (Foto: Charlie Riedel/AP) Empresas demonstraram empolgação e interesse em explorar a Lua, revela estudo

Pesquisadores de várias empresas podem estar vivendo na Lua quando astronautas da agência espacial americana (Nasa) partirem para visitar um asteroide na década de 2020, aponta um novo estudo sobre futuras missões espaciais tripuladas.

Ossada de 'monstro' pré-histórico é achada em gaveta de museu

Réptil de 3 a 3,5 metros era pequeno em relação a outros plesiossauros (Foto: BBC)
Réptil de 3 a 3,5 metros era pequeno em relação a
outros plesiossauros

Cientistas alemães divulgaram a descoberta de uma nova espécie de plesiossauro, animal pré-histórico da época dos dinossauros, cujo esqueleto estava há cem anos engavetado sem classificação.

Nasa divulga foto de vulcão em erupção no Alasca

Foto feita da ISS mostra erupção do vulcão Pavlof (Foto: Nasa/Divulgação via Reuters)
Foto feita da ISS mostra erupção do vulcão Pavlof

A Nasa publicou nesta quinta-feira (23) uma imagem do vulcão Pavlof, no Alasca, em ebulição. A imagem foi feita por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) no último dia 18.
O vulcão está em erupção desde o dia 13, e a nuvem de cinzas vista na imagem sobe a uma altura de 6 mil metros. O vulcão Pavlof fica no chamado Arco Aleuta, uma região de grande atividade vulcânica do estado americano, que fica no noroeste do continente.

Milhares de pinturas rupestres são descobertas em cavernas no México

As pinturas representam pessoas, animais, insetos, e imagens abstratas (Foto: Inah Mexico/BBC)
As pinturas representam pessoas, animais, insetos, e imagens abstratas