sábado, 8 de setembro de 2012

Robô Curiosity usa câmera no braço para tirar autorretrato em Marte

O robô Curiosity, que está em Marte há um mês, usou uma câmera localizada em um de seus braços para tirar um autorretrato. A foto foi feita na sexta-feira (7) e divulgada neste sábado (8) pela agência espacial americana (Nasa).

Telescópio Hubble capta aglomerado de estrelas a 7.200 anos-luz da Terra

Imagem feita pelo telescópio Hubble e que foi divulgada nesta sexta-feira (7) pela agência espacial americana, a Nasa, mostra o centro do aglomerado globular M4, que concentra dezenas de milhares de estrelas e está a 7.200 anos-luz de distância da Terra. (Foto: ESA/Nasa)
  Imagem divulgada nesta sexta-feira (7) feita pelo telescópio Hubble, operado pela agência espacial americana, a Nasa, mostra o centro do aglomerado globular M4, que concentra dezenas de milhares de estrelas, principalmente anãs brancas, e está a 7.200 anos-luz de distância da Terra.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Rápido derretimento do Ártico em 2012 impressiona cientistas


Jipe-robô faz primeira análise da atmosfera de Marte desde anos 1970


O veículo robótico Curiosity, da Nasa, está "farejando'' a composição atmosférica de Marte. O jipe, que está percorrendo a superfície do planeta e colhendo amostras, sugou um pouco do ar do planeta, que está sendo processado por seu sistema de análise, conhecido pela sigla Sam.

Colisão de nuvens moleculares cria 'espiral' no espaço


Astrônomos japoneses descobriram uma nuvem molecular - formação no espaço compostas por gás e poeira na forma molecular e que dá origem às estrelas - com um formato em espiral que eles apelidaram de 'rabo do porco'.

Astronauta Neil Armstrong vai ser sepultado no mar, diz porta-voz


Rastro do Curiosity em Marte pode ser visto do espaço


Ponto no centro da foto é onde o Curiosity pousou. A partir dali, ele partiu até a posição atual, à direita da foto, deixando seu rastro (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Universidade do Arizona)
Rastros do Curiosity são vistos do espaço
Os rastros deixados pelo robô Curiosity no solo marciano já podem ser vistos do espaço. A Nasa divulgou nesta quinta-feira (6) novas fotos relativas à missão, que foram tiradas tanto por satélites posicionados na órbita de Marte quanto pelo próprio robô.

Telescópio espacial faz 'retrato de família' de galáxias


O conjunto entre as galáxias Messier 60 e NGC 4647 é conhecido como Arp 116 (Foto: Nasa/ESA/Hubble)
O conjunto entre as galáxias Messier 60 e NGC 4647 é conhecido como Arp 116 

Astrônomos publicaram nesta quinta-feira (6) o que eles chamaram “retrato de família” de galáxias. A imagem foi obtida pelo Telescópio Espacial Hubble, projeto conjunto das agências espaciais dos Estados Unidos (Nasa) e da Europa (ESA).

O que a foto mostra é um par de galáxias bastante peculiar chamado Arp 116. Ele é formado pela galáxia elíptica gigante Messier 60, no centro da imagem, e pela galáxia espiral NGC 4647, na parte superior direita da imagem.
Há tempos, os cientistas tentam entender se essas duas galáxias tão próximas uma da outra realmente interagem. Estudos recentes baseados em imagens detalhadas fornecidas pelo Hubble confirmaram essa interação. No entanto, eles ainda não sabem detalhes da relação entre esses dois grupos de proporções tão diferentes.
Messier 60 está entre as galáxias mais brilhantes da constelação de Virgem. Ela tem 120 mil anos-luz de diâmetro e sua massa é cerca de 1 trilhão de vezes maior que a do Sol. Em seu centro fica buraco negro com massa 4,5 bilhões de vezes maior que a do Sol – que está entre os maiores já identificados.
Já a galáxia NGC 4647 é uma galáxia espiral, e tem proporções parecidas com as da Via Láctea. Em extensão, ela tem dois terços do tamanho da Messier 60. Sua massa, porém, é muito menor que a da vizinha.

Imagens da Nasa captam forte explosão solar


Sequência mostra momento em que filamento de gás se desprende da superfície solar (Foto: NASA/SDO/AIA/GSFC)Sequência mostra momento em que filamento de gás se desprende da superfície solar

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Astronauta se torna a mulher com mais horas de caminhadas espaciais


A astronauta Sunita Williams marcou um novo recorde entre as mulheres no âmbito espacial, nesta quarta-feira (5), ao superar a marca de 40 horas de trabalho no exterior da Estação Espacial Internacional (ISS), informou a Agência Espacial Americana (Nasa).
Sunita, que já era a mulher com mais tempo fora do planeta, trabalhou no exterior da ISS na companhia do astronauta japonês Akihiko Hoshide. O recorde, que pertencia a Peggy Whitson, foi batido durante a terceira hora da caminhada espacial, que durou seis horas e 28 minutos. Sunita agora acumula mais de 44 horas no espaço fora da ISS, em seis operações diferentes.

Akihiko Hoshide e Sunita Williams durante a caminhada espacial desta quarta (5) (Foto: Reuters/Nasa TV/Divulgação)Akihiko Hoshide e Sunita Williams durante a caminhada espacial desta quarta (5)
 
Mas a caminhada espacial de Sunita Williams e Akihiko Hoshide no espaço não foi um mero passeio – pelo contrário, era de grande importância.

Na última quinta, os dois tinham passado mais de oito horas fora da ISS e não tinham conseguido substituir um distribuidor elétrico estragado. Fontes russas disseram que isso chegou a comprometer o abastecimento de energia da estação.
Na caminhada desta quarta, Williams e Hoshide conseguiram concluir o serviço com sucesso, conforme informou a Nasa. Além disso, eles aproveitaram para instalar uma câmera no braço robótico da ISS, chamado “Canadarm2”.
Assim que a tripulação atual da ISS – que é comandada pelo russo Gennady Pedalka e ainda conta com seu compatriota Serguei Revin e o americano Joe Acaba – voltar à Terra, em 16 de setembro, Sunita e tornará a comandante da estação, e permanecerá no posto até janeiro de 2013.

Série de 30 estudos amplia conhecimentos sobre DNA humano



Erupção solar forma aurora boreal no oeste do Canadá


Uma grande erupção solar observada no dia 31 de agosto pela sonda Solar Dynamics Observatory, da agência espacial americana (Nasa), foi responsável por formar uma aurora boreal nesta segunda-feira (3) no noroeste do Canadá.

Sonda Dawn deixa órbita de asteroide e segue viagem pelo Sistema Solar


Depois de mais de um ano explorando o asteroide gigante Vesta, a sonda Dawn, na Nasa, seguiu viagem nesta quarta-feira (5) para um novo destino. No começo de 2015, ela deve alcançar o planeta-anão Ceres e dar início a uma nova etapa da missão.

Sonda lançada há 35 anos ainda não saiu do Sistema Solar, diz estudo

A Nasa comemora nesta quarta-feira (5) os 35 anos do lançamento da sonda Voyager 1, que ainda está em funcionamento. Porém, ao contrário do que se pensava, a o objeto de maior distância percorrida já criado pelo ser humano ainda não atingiu os limites do Sistema Solar, de acordo com uma pesquisa publicada pela prestigiada revista científica “Nature”.

Astrônomos encontram estrela com 'segredo da juventude eterna'


Messier 4, com destaque para a estrela rica em lítio (Foto: ESO)Messier 4, com destaque para a estrela rica em lítio

Uma nova imagem divulgada nesta quarta-feira (5) pode trazer o que astrônomos chamaram de “segredo da juventude eterna” das estrelas. O estudo foi feito por especialistas do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), projeto que conta com participação brasileira.

A imagem mostra o aglomerado estelar Messier 4, também conhecido como NGC 6121, que fica na constelação do Escorpião. A região é composta por estrelas bastante antigas e já foi alvo de uma série de estudos – ela pode, inclusive, ser identificada com uso de um telescópio amador.
A equipe do ESO analisou várias estrelas individualmente. De acordo com a radiação emitida por cada uma, os astrônomos puderam calcular a composição química e a idade dessas estrelas.
Em uma dessas, os resultados foram intrigantes. Foi encontrada uma estrela velha com grande quantidade de lítio, uma substância incomum nessa idade. Geralmente, a estrela tem muito lítio no início de sua existência, mas destrói esse estoque ao longo de bilhões de anos, e chega ao fim já com uma pequena quantidade.
O que os astrônomos ainda não sabem é a fonte do lítio nessa estrela específica. Eles vão tentar descobrir se a estrela manteve o lítio original ou se conseguiu renovar seu estoque de alguma maneira.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Nasa abre concurso para batizar asteroide descoberto há 13 anos


A agência espacial americana (Nasa) abriu um concurso para estudantes poderem batizar um asteroide descoberto há 13 anos. Desde então, o corpo tem sido chamado provisoriamente de (101955) 1999 RQ36.

Tomasz Sulej limpa o fóssil da tartaruga


Tartaruga apresentada no fóssil viveu há cerca de 250 milhões de anos (Foto: Reuters/Peter Andrews)Tartaruga apresentada no fóssil viveu há cerca de 250 milhões de anos 

Cientistas poloneses apresentaram nesta segunda-feira (3) o fóssil mais antigo já encontrado de uma tartaruga. O animal que deixou na rocha vestígios claros de seu casco viveu há cerca de 250 milhões de anos, segundo Tomasz Sulej, do Instituto de Paleobiologia de Varsóvia, pesquisador responsável pela descoberta.

Sulej contou ainda que o fóssil foi encontrado perto da vila de Poreba, em uma região conhecida como Jura Krakowsko-Czestochowska. Essa área montanhosa fica a cerca de 200 km da capital Varsóvia, e foi palco de alguns dos principais achados pré-históricos da Polônia.

O fóssil destaca um dos ossos da tartaruga (Foto: Reuters/Peter Andrews)
O fóssil destaca um dos ossos da tartaruga

Tomasz Sulej limpa o fóssil da tartaruga (Foto: Reuters/Peter Andrews)Tomasz Sulej limpa o fóssil da tartaruga