sábado, 16 de fevereiro de 2013

Mergulhadores exploram lago russo que teria sido atingido por meteoro


Uma equipe de mergulhadores vasculha neste sábado (16) o lago Shebarkul, na região de Cheliabinsk, na Rússia, atrás de fragmentos do meteoro que caiu nesta sexta-feira e, supostamente, teria atingido essa superfície de água congelada.

Um dia após meteorito na Rússia, bola de fogo é vista no céu da Califórnia


Moradores de cidades da Califórnia, nos Estados Unidos, relataram nesta sexta-feira (15) a aparição de uma bola de fogo que cruzou o céu da região. As informações foram relatadas a diversas emissoras locais de televisão.
O fato chama a atenção já que no mesmo dia um meteoro caiu na região de Cheliabinsk, na Rússia, ferindo mais de mil pessoas que foram atingidas por estilhaços de vidro, de acordo com o governo russo.

Fotos revelam espetáculo da aurora boreal no Ártico russo


O fotógrafo russo Ivan Dementievskiy viajou ao vilarejo de Teriberka, na região de Murmansk, no norte da Rússia, para documentar a aurora boreal.
Dementievskiy esperou três noites para encontrar as condições perfeitas para fotografar o espetáculo. 

 Teriberka é um vilarejo russo localizado no Círculo Polar Ártico. Durante o inverno, a escuridão encobre a região por quase 24 horas por dia. Em fevereiro, o sol aparece muito brevemente no horizonte e quase imediatamente se põe.  (Foto: Ivan Dementievskiy ) Teriberka é um vilarejo russo localizado no Círculo Polar Ártico. Durante o inverno, a escuridão encobre a região por quase 24 horas por dia. Em fevereiro, o sol aparece muito brevemente no horizonte e quase imediatamente se põe.

'Três dias sem dormir, em temperaturas gélidas e na escuridão, tudo valeu a pena', diz o fotógrafo.

Veja a galeria de fotos na BBC

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

2012 DA14: Choque produziria explosão igual a 130 bombas atômicas


Sexta-feira, às 17h25 pelo horário de Verão, um asteroide de 140 mil toneladas e 60 metros de comprimento fará um impressionante voo rasante e passará raspando em nosso planeta. Apesar de não haver risco de colisão, a aproximação mostra os riscos a que a Terra está submetida diariamente.
Evento_Tunguska

Acompanhe ao vivo a aproximação do asteroide 2012 DA14

Nestasexta-feira, às 17h25 pelo horário de Verão, um asteroide de 140 mil toneladas e 60 metros de comprimento fará um impressionante voo rasante e passará raspando em nosso planeta. O evento será transmitido ao vivo, direto da Austrália.

  

Imagem mostra buraco de 6 metros após queda de meteorito na Rússia


Grupo propõe plano contra asteroides para as Nações Unidas


Nasa tranquiliza população sobre asteroide que vai passar perto da Terra (Foto: Rede Globo)
Asteroide passa perto da Terra nesta sexta (15)

Asteroide passa perto da Terra nesta sexta


Ilustração do asteroide 2012 DA14, que passa perto da Terra nesta sexta (15) (Foto: Nasa/JPL-Caltech)Ilustração do asteroide 2012 DA14, que passa perto da Terra nesta sexta (15)

Meteorito deixa quase mil feridos e causa pânico na Rússia


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Rosto de rei francês assassinado em 1610 é recriado


Imagem do rosto do rei reconstruída (Foto: AFP)Imagem do rosto do rei reconstruída

Arqueólogos peruanos dizem ter achado templo de 5 mil anos


Estrutura no sítio arqueológico de El Paraíso, perto de Lima, incluiria local para oferenda cerimonial.  (Foto: Ministério da Cultura do Peru)
Estrutura no sítio arqueológico de El Paraíso, perto
de Lima, incluiria local para oferenda cerimonial.

Arqueólogos ligados ao Ministério da Cultura do Peru dizem ter descoberto um templo que poderia ter até 5 mil anos no sítio arqueológico de El Paraíso, perto de Lima.
O templo seria uma edifício retangular de 6,82 metros de comprimento e 8,04 metros de largura.

Espaçonave para monitorar a terra é lançada por foguete nos EUA


O foguete United Launch Alliance (ULA) Atlas-V, que vai levar a espaçonave Missão de Continuidade de Dados Landsat (LDCM, na sigla em inglês), foi lançado nesta segunda-feira (11), na base área de Vendenberg, na Califórnia.

Espaçonave Landsat 8 foi lançada na Base da Força Aérea Vandenberg, na Califórnia. (Foto: REUTERS/NASA/ULA/Handout)
Espaçonave Landsat 8 foi lançada na Califórnia.

Cientistas encontram nova espécie de peixe a 4,2 km no fundo do mar


Cientistas da Universidade de Aberdeen, na Grã-Bretanha, fizeram uma expedição marítima ao norte da Nova Zelândia e exploraram um dos pontos mais profundos do planeta, recolhendo peixes e outros animais entre 1 km e 6,5 km abaixo do oceano.
Dezenas de espécies raras e com aspecto estranho foram encontradas pelos pesquisadores, que fizeram mais de 6 mil fotografias. Uma das descobertas foi uma nova espécie de peixe da família Zoarcidae, conhecido popularmente em inglês como "eelpout".

Nova espécie de peixe da família 'Zoarcidae' descoberto por cientistas (Foto: Divulgação/NIWA/University of Aberdeen)Nova espécie de peixe da família 'Zoarcidae' é descoberta

Robô Curiosity recolhe amostras do interior de rocha em Marte, diz Nasa

O robô Curiosity usou sua broca para perfurar uma rocha de Marte e tirar a primeira amostra para análise, anunciou a Nasa neste sábado (9). "É a primiera vez que um robô escavou em uma rocha para coletar uma amostra em Marte", diz a Nasa.

Foto da Nasa mostra a broca do robô Curiosity que perfurou o solo de Marte e coletou uma amostra. (Foto: NASA/JPL-Caltech)
Foto da Nasa mostra a broca do robô Curiosity que perfurou o solo de Marte e coletou uma amostra. 

Cientistas descobrem novo réptil voador pré-histórico na Transilvânia


Cientistas da Universidade de Southampton, na Grã-Bretanha, descobriram junto com pesquisadores brasileiros do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) um novo tipo de réptil voador pré-histórico.

Cientistas encontram vida pela 1ª vez sob camada de gelo da Antártica


Cientistas dizem haver encontrado, pela primeira vez, evidências de bactérias vivas abaixo de uma grossa camada de gelo da Antártica, com aproximadamente 1 km de espessura.
A descoberta, anunciada nesta semana, foi feita por pesquisadores de um projeto da Fundação Nacional para a Ciência dos EUA (NSF, na sigla em inglês) que conta com a participação de várias universidades. O achado ocorreu em um lago gelado, situado abaixo de uma camada de neve do continente - o chamado Lago Whillans.

Fundo do lago subglacial Whillans, na Antártica, onde sedimentos recolhidos apontam para existência de bactérias (Foto: Divulgação/Whissard/NSF)Fundo do lago subglacial Whillans, na Antártica, onde sedimentos recolhidos apontam para existência de bactérias