quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Rosto de rei francês assassinado em 1610 é recriado


Imagem do rosto do rei reconstruída (Foto: AFP)Imagem do rosto do rei reconstruída
Foi apresentada nesta terça-feira (12) uma reconstituição do rosto do rei Henrique IV, morto em 1610 aos 57 anos. O desenho, feito pelo infografista Philippe Froesch, sediado em Barcelona, foi possível depois que cientistas forenses identificaram a cabeça mumificada do monarca.
Em 2010, ela foi confirmada como sendo do rei por meio de técnicas forenses e, no ano passado, uma análise de DNA apontou nela características genéticas compatíveis com restos de sangue de seu descendente Luís XVI.
Os exames realizados por cientistas de uma equipe franco-espanhola e coordenados pelo francês Philippe Charlier encontraram um perfil genético comum ao analisarem a cabeça mumificada de Henrique IV e o sangue Luis XVI, validando um parentesco que chegou a ser questionado.
Henrique IV, o primeiro rei da França da casa de Bourbon, foi assassinado por um fanático católico no dia 14 de maio de 1610, e Luis XVI, o marido de Maria Antonieta, subiu ao trono em maio de 1774, mas foi preso e julgado pelos revolucionários de 1789, para ser finalmente submetido à guilhotina em 21 de janeiro de 1793.
A cabeça de Henrique IV foi separada de seu corpo em 1793, durante o chamado Regime do Terror, após a profanação de seu túmulo. A cabeça reapareceu no século XIX em uma coleção privada e em 1919 foi adquirida por um antiquário, que, por sua vez, a revendeu a um casal de aposentados que a cedeu à casa de Bourbon.
Henrique IV foi um dos reis franceses mais populares e era conhecido como "o bom rei Henrique" e "o galante verde", por ser um homem atraente.
Em 1598, nove anos depois de chegar ao trono, ele aprovou o Édito de Nantes, que garantiu liberdades religiosas aos protestantes e encerrou mais de 30 anos de conflito entre protestantes e católicos na França.
Cabeça mumificada (Foto: AFP)Cabeça mumificada de Henrique IV.
     
Imagem apresentada a jornalistas nesta terça-feira (12) mostra as etapas de recriação do rosto do rei (Foto: AFP)Imagem apresentada a jornalistas nesta terça-feira (12) mostra etapas de recriação do rosto do rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário