sábado, 27 de abril de 2013

A teoria do caos

“O bater das asas de uma borboleta aqui, pode gerar um furacão no outro lado do mundo.”
Isso pode parecer absurdo, mas virou objeto de estudo pela ciência. 

Isso faz sentido, veja só um exemplo;
No dia do Vestibular você
sai de casa com pressa para não se atrasar. Corre desesperadamente para pegar o ônibus, mas aí acaba tropeçando em uma calçada que estava no caminho e perde o ônibus. Você foi para o ponto esperar outra condução e quando chegou lá, viu que os portões se fecharam e que acabaram-se as chances de você concorrer novamente naquele ano...
Nós podemos concluir que por você não ter entrado na faculdade naquele ano seus amigos serão diferentes, seus amores, suas escolhas, ou seja, todo seu futuro mudou pelo simples fato de ter tropeçado na calçada. Isso é Teoria do Caos.
A teoria de que uma simples coisa podia mudar tudo no futuro sempre foi bem aceita pelas pessoas, mas somente em 1960 ela virou uma espécie de ciência.
Quando Edward Lorenz, que trabalha com simulações de ventos em supercomputadores, resolveu trocar um número de uma casa decimal de uma simulação. Quando fez isso ele pensou que quase nada ia mudar, porém a simulação mostrou que tudo ficou completamente diferente, graças a um pequeno número decimal.
Isso no fim provou que “O bater de asas de um borboleta aqui, pode gerar um furacão no outro lado do mundo.”
A teoria do caos acabou se tornando uma fórmula matemática e o que é mais incrível, ela aparece em quase todos os aspectos do universo.
Desde a formação dos fios de cabelo de sua cabeça, até a movimentação das estrelas nas galáxias. Tudo em nosso Universo parece ser regido pelos caos.


Fórmula da teoria do caos

Nenhum comentário:

Postar um comentário