segunda-feira, 1 de abril de 2013

Encontrado fóssil de peixe que teria evoluído e desenvolvido pernas há 370 milhões de anos


De acordo com os cientistas e os fósseis encontrados recentemente uma certa espécie de peixe conseguiu desenvolver pernas durante um período de sua existência.

Os arqueólogos estavam estudando depósitos de arenito no norte da Pensilvânia, quando encontraram um fóssil de aproximadamente 370 milhões de anos, de uma espécie pré-histórica de um peixe blindado.
O animal, um Phyllolepis thomsoni, além de predador, possuía uma espécie de perna em forma de sulcos em suas placas exteriores, e estima-se que tenha vivido em um período no qual ainda não havia dinossauros terrestres.
Dessa forma, acredita-se que essa espécie tenha existido no período Devoniano, época esta conhecida como “o período dos peixes”. Levando em conta a escala de tempo geológica, o período Devoniano , da era Paleozóica, deu início há cerca de 416 milhões de anos e terminou há 359,2 milhões de anos.
Foi neste período que se desenvolveram na Terra plantas de pequeno porte e corais. Surgiram também os anfíbios primitivos, os insetos voadores, e os peixes lentamente começaram a deixar a água adaptando as nadadeiras em quatro patas.
O cientista Dr. Ted Daeschler, da Universidade Drexel da Pensilvânia, EUA, criou uma cópia do fóssil com uma borracha e derramou látex na impressão natural que havia sido deixada na rocha.

Na edição bicentenária da revista Proceedings, da Academia de Ciências Naturais da Filadélfia, o cientista apresentou duas novas espécies do período Devoniano. Uma espécie é a que foi descoberta neste fóssil na Pensilvânia, e chamada de Phyllolepis thomsoni, e a outra espécie foi descoberta no norte do Canadá.
 A partir de um trabalho cuidadoso, o Dr. Daeschler e seus colegas conseguiram formular  uma descrição científica e detalhada das novas espécies descobertas. No geral, com essas pesquisas, a equipe tenta compreender como as primeiras espécies de vertebrados com membros surgiram e evoluíram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário