segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pesquisador estuda gafanhoto que existe há milhões de anos no RS


Gafanhoto-das-areias é encontrado no Oeste do estado (Foto: Reprodução/RBS TV)Gafanhoto-das-areias é encontrado no Oeste do estado 
Em meio ao solo avermelhado dos areais de São Francisco de Assis, no Oeste do Rio Grande do Sul, uma espécie de grande importância geológica e ambiental pode passar despercebida. O Gmmexecha virens ou gafanhoto-das-areias tem a aptidão de se camuflar no ambiente. Para notá-lo em meio à terra, somente o olhar atento, como o do geógrafo Luís Alberto Pires da Silva, que estuda a espécie.

De acordo com o geógrafo, a adaptação do gafanhoto-das-areias levou muito tempo para se desenvolver.  Há pelo menos 200 milhões, quando o estado era deserto, a espécie vivia em ambiente mais seco e em solos pobres em cobertura vegetal. A pele, então, adquiriu uma camuflagem muito semelhante a grãos de areia. O artifício serve para enganar os predadores.
Pires da Silva foi o primeiro pesquisador a relacionar a existência da espécie com o passado geológico do Rio Grande do Sul. Segundo o geógrafo, a espécie existe há milhões de anos. Isso se deve à capacidade de fugir dos predadores. “No ambiente dos areais a sobrevivência é muito difícil, e o gafanhoto leva vantagem, pois é quase invisível”, destaca ao G1.
O professor explica também que o gafanhoto não precisa beber água, pois nos alimentos que consome (gramíneas e outros vegetais) já há líquidos que consegue aproveitar. A espécie pode ser encontrada em toda a América do Sul, sempre em regiões em que haja acúmulo de areia e seja possível a camuflagem. O padrão de cor muda de acordo com a areia em que o gafanhoto vive. Quanto mais parecido com o ambiente, mais difícil para o predador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário