segunda-feira, 30 de julho de 2012

Encontrado sistema solar na estrela Kepler-30 com as mesmas características que o nosso



Um sistema solar organizado como o nosso foi descoberto mil anos-luz da Terra.
Saiba mais:


Os grupos de planetas alinham-se de forma semelhante ao do nosso sistema solar, com os seus planos orbitais ao equador de sua estrela.
O Dr. Roberto Sanchis-Ojeda e seus colegas analisaram a passagem dos planetas sobre a estrela Kepler-30 e interpretaram os dados através da sombra que este trânsito produziu.
No nosso sistema solar o Sol e as órbitas dos planetas são praticamente alinhados, presumivelmente uma consequência de sua formação a partir de um disco giratório único gasoso.
Existem apenas três planetas no sistema ‘alienígena’ solar, em comparação com os oito do nosso, mas é a primeira vez que um com o mesmo alinhamento do sistema solar foi encontrado.
A observação descrita na Nature lança luz sobre as condições que determinam a arquitetura de um sistema planetário. Muitos dos exoplanetas são gigantes que orbitam muito próximos a suas estrelas, impedindo o desenvolvimento de vida - muitas vezes são desalinhados, alguns até com órbitas opostas.
Os novos planetas captados pela missão espacial Kepler sugerem que a orbita se alto inclina. Dr Sanchis-Ojeda, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, disse: "Os planos orbitais estão quase alinhados, o que é presumivelmente uma consequência de sua formação a partir de um disco giratório único gasoso”.

 

"Aqui nós relatamos uma análise dos trânsitos dos planetas com a estrela Kepler-30 e mostramos que as órbitas planetárias estão alinhadas com o estelar no nível do equador”, em declaração ao DailyMail.
Além disso, as órbitas estão alinhadas umas com as outras alguns graus adentro. Esta configuração é semelhante ao do nosso Sistema Solar”.
O Prof. Drake Deming, da Universidade de Maryland, analisou a descoberta para a revista e descreveu como fascinante. Ele disse: "Os pesquisadores deduziram todos os três planetas em trânsito nesta órbita do sistema no mesmo plano, dentro de um grau de inclinação angular. Este arranjo muito próximo a Kepler-30 imediatamente traz à mente as órbitas alinhadas do Sistema Solar”.
Um dos primeiros resultados e mais espetaculares de Kepler foi a descoberta de que algumas estrelas acolhiam vários planetas em trânsito, sendo seis no registro atual.
A estrela anfitriã no sistema de Kepler-30 é magneticamente ativa e coberta por regiões que são mais escuras e mais frias que o resto da superfície.
Deming disse: "Como o Sistema Solar, os planetas em Kepler-30 claramente se originaram em um disco de gás. O fato de algumas órbitas planetárias poderem ser alinhadas com o plano do equador de sua estrela, enquanto outros são extremamente desalinhados, mostra que temos muito ainda a aprender sobre a formação e evolução orbital dos planetas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário