quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Astronauta terá teste instantâneo de sangue

 

 

 

São Paulo- No futuro, com apenas uma gota de sangue, astronautas poderão saber se têm problemas cardíacos, câncer ou danos nos rins e fígado.
Esse é o plano da Agência Espacial Europeia, que recentemente fechou contrato com a empresa irlandesa Radisens Diagnostics para desenvolver um dispositivo que analisa uma série de condições do corpo a partir de uma gota.
 O aparelho consiste de um disco vazado que encaminha as amostras para um laboratório em chip. Uma única gota de sangue é colocada, e o disco vai para uma cápsula que o gira, como em um pião, distribuindo o material por toda a superfície.
Em uma primeira fase, o aparelho diagnosticaria diabetes, doenças cardíacas, problemas no fígado, nos rins e na tireoide. Astronautas morando na Estação Espacial Internacional poderiam monitorar sua saúde de forma muito mais fácil e simples.
Uma segunda etapa consistiria em equipar o aparelho para diagnosticar também risco de ataques cardíacos, alguns tipos de câncer (como próstata e ovário) e a presença de vírus, como o HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário