domingo, 4 de dezembro de 2011

Ainda com “fome”: Via Láctea está devorando seus vizinhos galácticos 

 Astrônomos conseguiram provas de que a nossa galáxia ainda está em formação, devorando seus vizinhos.

 Os registros mostraram que a Via Láctea está capturando estrelas da galáxia anã mais próxima de nós. Os astrônomos, chefiados por Sergey Koposov e Belokurov Vasily, ambos da Universidade de Cambridge, descobriram que existem duas correntes de estrelas que estão sendo arrancadas com brutalidade da galáxia anã de Sagitário, devido à grande atração gravitacional. Os pesquisadores já sabem que quando galáxias pequenas perdem corpos celestes para outras gigantescas, formam-se coroas alongadas com grande brilho. Isso acontece por que as estrelas são puxadas e acabam perdendo parte de sua massa.
A galáxia anã de Sagitário costuma ser um corpo celeste bastante brilhante quando observamos em telescópios potentes. É tão diminuta que ao longo dos bilhões de anos, perdeu mais de 50% de suas estrelas e boa parte da poeira e gás para a Via Láctea.
Os pesquisadores imaginam que a galáxia anã tenha se chocado com algum corpo estelar gigante ou uma grande massa de matéria escura há bilhões de anos, o que provocou uma instabilidade na aglomeração de seus componentes, promovendo uma espécie de divisão, na qual o lado esquerdo é mais denso com grande aglomeração e o lado direito possui estrelas com grandes distâncias uma das outras, o que favorece o “roubo” por outras galáxias de grande tamanho, como a Via Láctea.
Na imagem é possível observar artisticamente quatro caudas brilhantes da galáxia anã de Sagitário que está perdendo corpos celestes para sua “irmã” gigante. Na figura, o ponto amarelo do lado direito é o nosso Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário