quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Manuscritos de Isaac Newton estão disponíveis para visualização na internet 
 


A universidade de Cambridge publicou mais de quatro mil páginas manuscritas sobre descobrimentos importantes de Newton em uma biblioteca digital. A obra original está disponível online, juntamente com outras obras históricas do grande cientista.Os manuscritos incluem anotações de Newton sobre Filosofia Natural dos Princípios Matemáticas, publicados originalmente em 1687. A obra não contém somente as leis do movimento, mas também a lei da gravitação universal. Ela é considerada como uma das obras mais significativas na história da ciência. Ao longo dos próximos meses a biblioteca da universidade irá disponibilizar mais páginas, fazendo com que quase toda a sua coleção de Newton esteja disponível para qualquer um ver e baixar.
O programa também pretende disponibilizar trabalhos de outros cientistas famosos, desde Darwin a Ernest Rutherford.
Os manuscritos
O trabalho de conservação, que começou em 2010, teve que ser realizado em diversos manuscritos e cadernos antes que pudessem ser digitalizadas 200 páginas por dia. Para conhecer as obras de Newton basta acessar o Cambridge Digital Library (http://cudl.lib.cam.ac.uk/collections/newton). A digitalização dos documentos Newton foi possível graças a uma doação da Fundação Polonsky, que apóia a educação e as artes

O livro universitário, usado por Newton entre 1664 e 1665, contém notas de sua leitura em matemática e geometria, mostrando principalmente a influência de John Wallis e René Descartes.

O gerente de digitalização na Biblioteca da Universidade de Cambridge, Grant Young, ressalta: "Estamos lançando nossas coleções para o mundo talvez com alguns dos mais importantes jornais e documentos da história da ciência. Além de suas anotações, incluímos o seu ‘Livro de resíduos’, uma obra que Newton herdou de seu padrasto com notas e cálculos de quando ele foi forçado a deixar seus estudos em Cambridge durante a Grande Peste”.
A bibliotecária da Universidade de Cambridge, Anne Jarvis, afirma: “Ao longo de seis séculos as coleções têm crescido em uma das grandes bibliotecas do mundo, com uma extraordinária acumulação de livros, mapas, manuscritos e periódicos”.
"Qualquer pessoa, onde quer que esteja, pode ver por um clique como Newton trabalhou e o desenvolvimento de suas teorias e experimentos”, lembra Anne.
 O “Livro de Resíduos”, de 1664, contém muitos cálculos do gênio que estava afastado da Universidade devido à grande peste.
 Infelizmente, nem todos os manuscritos foram aprovados para serem publicados. Várias obras contêm a frase "não apto para ser impresso" escrita à mão por Thomas Pellet, da Royal Society Fellow, que foi convidado a analisar os trabalhos de Newton e decidir quais devem ser publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário