sábado, 31 de dezembro de 2011

Os noruegueses construíram um centro de dados com arrefecimento em um fiorde

Os autores do projeto afirmam que seus servidores estão escondidos nas profundezas das rochas.
Segundo os cientistas, este seria o centro de dados mais ecologicamente correto do mundo, em termos de consumo de energia elétrica e emissão de carbono que chega quase ao nível zero. O nome do projeto é Green Mountain Data Center e está localizado na costa de uma montanha, no fiorde Boknafjord.
As salas, que foram abertas com ajuda de explosivos, possuem 21 mil metros quadrados e possuirão um dos servidores mais modernos do mundo. A característica mais notável do projeto é o sistema complexo de refrigeração. Ao contrário do que é comum, ele não usará sistemas de resfriamento tradicionais. Os engenheiros estão usando redes de tubos contendo água gelada dos próprios fiordes.

As águas dos fiordes permanecem em uma temperatura de 8ºC durante todo o ano, o que garante que os servidores não sofrerão com superaquecimento. Os noruegueses estimam que este novo servidor será o mais avançado do mundo em termos de sustentabilidade e consumo de energia.
Saiba mais!
O que é um fiorde? É uma grande entrada do mar em volta de altas montanhas rochosas. Os fiordes situam-se principalmente na costa oeste da península escandinava onde são um dos elementos geológicos mais emblemáticos da paisagem, e têm sua origem na erosão das montanhas devido ao gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário