Plutão pode ter um oceano profundo sob a camada de gelo de sua superfície
NASA está ansiosa para obter provas da existência de um oceano profundo em Plutão.Em 2015, quando a estação espacial da NASA New Horizons chegar a plutão, enviará imagens detalhadas do planeta e isso permitirá que os astrônomos comprovem se há um oceano sob a superfície gelada. Isso vai abrir portas para novas possibilidades de existência de água em outros corpos do sistema solar. A pesquisa não só mostrou que a existência de um oceano é provável, como também é possível sua confirmação.
Os pesquisadores Guillaume Robukon e Francis Nimmo, ambos da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, criaram um modelo de evolução terminal do planeta anão juntamente com o se comportamento na superfície para compreender os impactos de uma presença oceânica no planeta. Plutão tem sua superfície coberta por uma fina camada de gelo, no entanto, o interior do planeta é formado por um núcleo quente e radioativo, o que facilita a formação de um oceano abaixo do gelo.
Apesar de ser 40x mais distante do Sol do que a Terra, o calor de seu interior, a partir dos isótopos radioativos, contém potássio – que é encontrado em meteoritos do sistema solar – e é um elemento chave que levaria o derretimento do gelo. Nimmo afirma que: “Plutão tem potássio suficiente para manter o oceano".
O oceano do planeta anão (ao menos em teoria) tem uma profundidade média de 165 km. Se um oceano subsuperficial existe neste planeta anão, os outros corpos que compõem o Cinturão de Kuiper são mais habitáveis do que se pensava. "Eles podem ter oceanos, porque o tamanho de alguns deles é comparável ao tamanho de Plutão" disse Nimmo.
Alguns deles podem conter não só água líquida, mas também elementos necessários para a origem da vida que não se encontram em Plutão.

Nenhum comentário:
Postar um comentário