sábado, 14 de janeiro de 2012

Arqueólogos acham selo para pães kosher com 1,5 mil anos em Israel

Arqueólogos israelenses encontraram um selo para identificar pães kosher usado para judeus há 1,5 mil anos. O artefato foi descoberto no sítio de Horbat Uza, a leste da cidade de Acre, As informações são do site do jornal israelense "Haaretz".
Especialistas acreditam que o objeto pertencia a algum tipo de panificadora que vendia produtos à comunidade judaica no local, à época ligado ao Império Bizantino.
As escavações são realizadas pela Autoridade de Antiguidades de Israel, órgão governamental responsável pela conservação da riqueza arqueológica e histórica do país. As atividades acontecem antes da construção de uma rodovia que irá ligar Acre até a cidade de Carmiel.
O selo é feito de cerâmica e possui a imagem de Menorá, o candelabro de sete velas que simboliza o judaísmo. Essa marca indica que os pães marcados pela peça eram destinados aos judeus que moravam ali. Segundo os escavadores, esta é a primeira vez que um selo deste tipo é achado em uma área de escavações formais. Isso torna possível determinar a origem e a idade do objeto.
Para Danny Syon, um dos chefes da equipe de arqueólogos, o artefato é prova da presença dos judeus no sítio em Uza mesmo durante o período cristão bizantino. O sítio arqueológico, localizado em uma área rural, já revelou outros objetos antigos judeus como jarros com menorás pintados e uma luminária Shabbat e um caixão de barro.
No selo, ainda é encontrada uma inscrição com o nome "Launtius" escrita em letras gregas. Este nome era comum entre judeus no período bizantino.


  Selo traz sete candelabros que formam o símbolo
menorá.(Foto:Autoridade de Antiguidades de Israel)
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário