terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Mudanças nas correntes oceânicas podem interferir na rotação da Terra


Durante a primeira quinzena de novembro de 2009, a rotação da Terra tornou-se 0,1 milissegundo mais curta. Será que você podemos culpar as águas ao redor da Antártida?
Em novembro de 2009, algo estranho aconteceu no Oceano Austral. A Corrente Circumpolar Antártica começou a desacelerar de repente. A mudança na atual era provocou uma modificação no momento angular do nosso planeta, fazendo com que a terra, para compensar, acelerasse sua rotação. Por cerca de duas semanas, os dias eram um décimo de milésimo de segundo mais curto do que deveria ser.
  Fenômenos como estes ocorridos nas correntes oceânicas afetam a rotação da Terra, podendo até mesmo interferir na formação de ventos no planeta. O pesquisador Stephen Marcus e seus colegas especialistas da NASA, dizem que é uma descoberta inédita a interferência das correntes sobre a rotação da Terra, de modo tão rápido. A grande questão abordada é como isso aconteceu. De acordo com relatórios do New Scientist, é possível que a raiz de tudo isso seja o El Niño.
  O padrão climático incomum poderia ter jogado a velocidade dos ventos para fora da Antártida, o que por sua vez teria provocado calmaria nas correntes oceânicas. Isso aponta para uma possível ligação entre mudanças climáticas, estimulando o El Niño a interferir em questões mais sérias, como a rotação do nosso planeta.
Embora esse tipo de mudança na rotação seja temporário, o fato em si causa preocupação, especialmente para os cientistas que monitoram a Terra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário