quinta-feira, 15 de março de 2012

Cientistas desenham objeto minúsculo capaz de desviar a luz

Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (14) pela revista científica “Nature” apresenta um objeto minúsculo capaz de modificar a luz que incide sobre ele. Desenhado em três dimensões, o objeto tem menos de um milionésimo de metro, tanto na largura quanto no diâmetro.A tecnologia pode ser usada no desenvolvimento de lentes especiais, as chamadas “superlentes”. Outra aplicação potencial são sensores óticos menores, que podem ser aproveitados na medicina e em ambientes.
Tão importante quanto a potencial aplicação desse objeto é a forma como ele foi produzido. Os pesquisadores utilizaram uma técnica recém-descoberta chamada de “origami de DNA”, que usa moléculas artificiais baseadas no material que contém nossos genes.
Programados usando a sequência da estrutura básica do DNA, esses elementos adquirem a forma desejada pelos cientistas. O objeto descrito na pesquisa é uma espiral com 57 nanômetros (bilionésimos de metro) de comprimento e 34 de diâmetro, e partículas de ouro de 10 nanômetros cada, colocadas em alguns intervalos.
Fluido com as moléculas obtidas pelo 'origami de DNA' (Foto: Kuzyk, Schreiber, Hohmann)Fluido com as moléculas obtidas pelo 'origami de DNA' 

Nenhum comentário:

Postar um comentário