quinta-feira, 21 de junho de 2012

CERN pede paciência sobre as especulações de que estão próximos da “Partícula de Deus”


Estaríamos próximos de um anúncio que poderia mudar o nosso conhecimento sobre o Universo?
Para as notícias especulativas de que o LHC já teria encontrado a famosa partícula Bóson de Higgs, também chamada de Partícula de Deus, a notícia veio como um banho de água fria.
Os rumores de que nas próximas semanas ou meses seria anunciado finalmente a descoberta causou grande alarde na comunidade científica, especialmente na Europa, tornando a hashtag #HiggsRumour um dos assuntos mais comentados no mundo, nesta última quarta-feira, no microblog Twitter.
As especulações começaram após Peter Woit, um dos físicos do CERN, ter divulgado em seu blog que um estudo replicado parecia ter detectado a famosa partícula.
Aparentemente, o LHC detectou a Partícula de Deus em 2011 e está tentando confirmar a descoberta em 2012, através de uma extensa e minuciosa análise.
Embora exista muito falatório, a maioria dos analistas afirma que ainda não podem fazer anúncios da descoberta do Bóson de Higgs. 
Quando o The New York Times questionou sobre os rumores das informações divulgadas pelo fisco do projeto em seu blog, a porta-voz do CERN, Fabíola Gianotti respondeu: “Por favor, não acreditem em blogs”.
Outro pesquisador, Michael Schmitt, declarou em seu blog: “Sabemos o que temos. Mas minha lealdade permanece com a minha colaboração, especialmente quando se trata das pessoas que estão trabalhando na realização de análises, verificando resultados. Um respingo de uma opinião em um blog não vale o incômodo de tantas pessoas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário