sábado, 30 de junho de 2012

Metais e Pedras mais caras do mundo


Pode parecer que não, mas existem muitos outros materiais tão ou mais valiosos que o ouro, prata ou pedras preciosas. A humanidade, na busca por acumular materiais e metais raros que servissem de moeda de troca por outras mercadorias, se valeu da exploração e extração destes metais até a exaustão de suas reservas desde a era dos faraós. A raridade de um metal e a beleza de uma pedra preciosa são fatores chave para determinar seu valor, que podem alcançar cifras inacreditáveis.

Os metais e materiais mais caros do mundo
Platina (93 reais por grama) – tendo suas principais jazidas localizadas no Canadá, África do Sul e Rússia, o metal branco-acinzentado é muito utilizado para a fabricação de jóias, mas sua facilidade de manipulação o faz especialmente útil na fabricação de utensílios médicos delicados, como próteses dentárias e ortopédicas.


Os metais e materiais mais caros do mundo
Ouro (99 reais o grama) – um dos primeiros metais valiosos descobertos pela humanidade, o ouro foi o motivador de guerras, conquistas e foi o metal sobre o qual se montaram grandes impérios. Não é para menos: graças a sua beleza, facilidade de manipulação e resistência a ataques químicos, é usado para a fabricação de jóias e também componentes eletrônicos. E como muita gente sabe, milhares de toneladas de ouro estão guardadas em bancos centrais do mundo inteiro como lastro de valor de várias moedas correntes pelo mundo.


Os metais e materiais mais caros do mundo
Ródio (115 reais por grama) – da mesma família da platina, tem aspecto brilhante, anti-reflexivo, sendo bastante usado para dar liga às jóias feitas de platina e ouro por possuir também propriedades antioxidantes. Não por acaso, essas jóias são tão caras, pois não tem uso diário que as façam ficar com aspecto envelhecido



Os metais e materiais mais caros do mundo
Plutônio (7.992 reais por grama) – muito conhecido por ser o elemento principal das bombas atômicas, o plutônio não existe em estado natural, sendo produzido a partir da bombardeamento do urânio por partículas de deutério. Sua alta concentração de energia faz dele o principal combustível  de usinas nucleares, sondas espaciais e marca-passos cardíacos.


Os metais e materiais mais caros do mundo
Painite (17.900 reais por grama) – tida como a jóia mais rara do mundo , isso explicaria o elevado valor de uma pedra ainda não facetada. Sua coloração castanha-avermelhada decorre da presença incomum de ferro em seu cristal . As principais jazidas encontram-se no Sudeste Asiático.


Os metais e materiais mais caros do mundo
Trítio (59.800 reais por grama) – esse gás radiotativo é uma variante do hidrogênio e o mais raro deles. Ele é usado para iniciar o processo de fissão nuclear em bombas atômicas, graças a elevada quantidade de energia contida nele. O preço elevado em razão da sua raridade poderá se reduzido quando a humanidade conseguir extrair o elemento da Lua, a maior reserva conhecida perto da Terra.


Os metais e materiais mais caros do mundo
Diamante (109.600 reais por grama) – material mais duro encontrado na naturza, os diamantes estão aí desde o ano 800 antes de Cristo. Feitos de carbono puro submetido a grandes temperaturas e pressões, eles não só são utilizados para fabricar jóias como também aparecem na indústria, sendo peça fundamental de ferramentas de corte na indústria.


Os metais e materiais mais caros do mundo
Califórnio (53,6 milhões por grama) – esse elemento é tão raro, que apenas quantidade ínfimas dele foram sintetizadas, pela primeira vez, na Universidade de Berkeley (Califórnia), quando foi descoberto em 1950. Os pesquisadores obtiveram o elemento a partir do bombardeamento do cúrio com partículas alfa. Usos: reatores nucleares, pesquisas de campos de petróleo e mineração de outros metais.


Os metais e materiais mais caros do mundo
Antimatéria (124,5 trilhões por grama) – não, você não leu errado. Esse valor inacreditável, correspondente ao PIB mundial de vários anos, é o valor estimado para algo que sequer foi obtido de fato. A antimatéria só foi obtida em quantidades ínfimas e por pouco tempo, mas foi o suficiente para os cientistas vislumbrarem seu uso como uma excepcional fonte de energia: um grama do elemento seria suficiente para abastecer uma cidade como São Paulo por um dia inteiro.

3 comentários:

  1. Caramba eu tenho duas pedras encontradas dentro de um pequeno peixe que vale muito mais dessas todas juntas.

    ResponderExcluir
  2. Sou um grande admirador destas maravilhas da criação!!

    ResponderExcluir