quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Céu nublado atrapalha visão do eclipse total do Sol na Oceania


Milhares de turistas, cientistas e astrônomos amadores que estavam no Nordeste da Austrália viram o eclipse total do Sol em um céu nublado no começo da manhã desta quarta-feira (14), hora local, início da noite de terça (13) no Brasil.

Imagens divulgadas pelas agências de notícias "France Presse" e "Reuters" mostram o fenômeno na região de Palm Cove. O Norte da Austrália é a única parte do mundo que verá o eclipse total. O Leste do país, a Nova Zelândia, a Indonésia e o extremo sul da Argentina e do Chile terão eclipse parcial.
O último eclipse total visto na Austrália aconteceu há dez anos, e o ponto de maior visibilidade foi no Outback, como é chamado o grande deserto que ocupa a maior parte do território australiano.
Segundo a Secretaria de Turismo do estado de Queensland, mais de 50 mil pessoas se dirigiram à região para ver o eclipse e alguns deles reservaram com mais de três anos de antecedência.


Imagem mostra momento em que Lua entra na frente do Sol, se encaminhando para o eclipse total. (Foto: Greg Wood/AFP)Imagem mostra momento em que Lua entra na frente do Sol, se encaminhando para o eclipse total. 

Instante do eclipse total do Sol, registrado na região de Palm, no Nordeste da Austrália (Foto: Greg Wood/AFP)Instante do eclipse total do Sol, registrado na região de Palm Cove, no Nordeste da Austrália 

Homem observa fenômeno que ocorreu na Austrália na manhã desta quarta-feira (14), hora local. Eclipse total do Sol foi visto com céu nublado (Foto: Tim Wimborne/Reuters)Homem observa fenômeno que ocorreu na Austrália na manhã desta quarta-feira (14), hora local. Eclipse total do Sol foi visto com céu nublado

Nenhum comentário:

Postar um comentário