segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Novo estudo aprimora material para fazer capa de invisibilidade


Nathan Landy, autor do estudo, exibe o material que pode ser usado como uma capa de invisibilidade (Foto: Universidade Duke)
Nathan Landy, autor do estudo, exibe o material que
pode ser usado como uma capa de invisibilidade

Um estudo publicado pela revista científica “Nature Materials” registra mais um passo dado pela ciência em direção à confecção de uma capa de invisibilidade.
O material foi desenvolvido por uma equipe da Universidade Duke, nos Estados Unidos, que já tinha elaborado um material semelhante em 2006. A nova criação é uma evolução do objeto criado seis anos atrás.
A capa criada inicialmente é feita de fios de fibra de vidro, entalhada com cobre. Na nova versão, os pesquisadores entrelaçaram fios de cobre com esses fios, criando um material mais complexo, que também é mais eficiente que o original.
O resultado é um material capaz de quebrar as ondas de luz em duas. Dessa forma, é como se a luz desse a volta no objeto que fica envolto pela capa, e assim ele fica invisível. Apesar de absorver a maior parte da luz, o material ainda reflete algumas ondas, logo ainda não é uma capa perfeita de invisibilidade.

Além disso, o princípio só foi aplicado em duas dimensões, e adaptá-lo para o campo tridimensional – o que é necessário para que a capa realmente exerça sua função – é um desafio muito mais complexo.
Nathan Landy, autor do estudo, disse ainda que a forma como o material altera as ondas de luz pode ser aproveitada em outros campos. Segundo ele, a tecnologia pode ajudar a criar fibras óticas mais eficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário