quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Dinossauros do Brasil: conheça os gigantes descobertos no País


O Pampadromaeus tinha apenas 50 cm de altura, 1,2 m de comprimento e pesava em torno de 15 kg Foto: Rhamnys Tertuliano / Arte Terra O Pampadromaeus tinha apenas 50 cm de altura, 1,2 m de comprimento e pesava em torno de 15 kg

Milhões de anos atrás, dinossauros ocupavam a Terra. Muitos fósseis já foram encontrados no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais, no Ceará e no Maranhão. Mas o número de espécies descritas ainda é pequeno se comparado a países como a Argentina, que possui mais de 100 espécies identificadas, enquanto o Brasil tem apenas 21 oficialmente reconhecidas.

"O número de espécies seria bem maior caso os fósseis de dinossauros brasileiros não fossem tão fragmentários, o que impede um estudo adequado", afirma Rafael Matos Lindoso, doutorando em Geologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 
O paleontólogo Alexander Kellner, pesquisador do Museu Nacional da UFRJ, foi a principal referência para a montagem deste infográfico. Segundo ele, há também uma espécie normalmente tida como dinossauro que passou a ser classificada como pré-dinossauro - o Sacisaurus agudoensis. Existem ainda duas espécies questionáveis, cujo material coletado não é diagnóstico - o Spondylosoma absconditum e o Antarctosaurus brasiliensis. 
Conheça agora os dinossauros que habitavam o Brasil. Eles são apresentados com o nome científico, composto por duas palavras. A primeira identifica o gênero, e a segunda, a espécie, que diferencia animais pertencentes a um mesmo gênero. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário