quarta-feira, 10 de abril de 2013

Expedição resgata tesouro de navio espanhol que afundou no século 17


Imagens divulgadas pela agência Reuters mostram artefatos encontrados no fundo do mar que estavam próximos ao galeão espanhol Buen Jesus y Nuestra Señora del Rosario, que naufragou por volta de 1622 na costa da Flórida, no Golfo do México, nos Estados Unidos.

Uma expedição de arqueólogos encontrou um pote que transportava azeite de oliva, moedas de prata, além de talheres que estavam entre areia e casca. O sítio arqueológico foi descoberto em 1965. Seu tesouro é estimado em 400 anos de idade.
O galeão (um tipo de navio) Buen Jesus y Nuestra Señora del Rosario foi uma das 28 embarcações da frota de Tierra Firme, em que todos navegavam do Novo Mundo para a Espanha, carregado de tesouros coloniais, quando foram atingidos por um furacão poderoso ao largo da Florida.

Pote que transportava azeite de oliva é encontrado no fundo do mar (Foto: Divulgação/Odyssey Marine Exploration/John Astley/Reuters)
             Pote que transportava azeite de oliva é encontrado no fundo do mar

Moeda e talher de prata encontrado no fundo do mar por expedição arqueológica (Foto: Divulgação/Odyssey Marine Exploration/John Astley/Reuters)
      Moeda e talher de prata encontrado no fundo do mar por expedição arqueológica

Moedas encontradas junto ao galeão espanhol, que naufragou na costa da Flórida (Foto: Divulgação/Odyssey Marine Exploration/John Astley/Reuters)   Moedas encontradas junto ao galeão espanhol, que naufragou na costa da Flórida

Nenhum comentário:

Postar um comentário