terça-feira, 14 de maio de 2013

Nasa registra erupção solar mais forte do ano até o momento


Erupção solar aconteceu no ponto mais brilhante, à esquerda da imagem (Foto: Nasa/SDO)Erupção solar aconteceu no ponto mais brilhante, à esquerda da imagem
A Nasa registrou nesta segunda-feira a erupção solar mais forte do ano até o momento. O fenômeno superou, inclusive, outra erupção que tinha ocorrido no domingo, 14 horas antes, e que era a maior do ano.
O evento foi registrado às 13h05, no horário de Brasília. A erupção atingiu a classe X2,8, o que fez dela a terceira maior do atual ciclo solar – os ciclos solares duram 11 anos e, dentro deles, a quantidade de radiação emitida pelo Sol varia muito. A mais forte foi em 2011, de classe X6,9.
Uma erupção ou tempestade solar é uma grande emissão de energia eletromagnética por parte do Sol. Não tem efeito direto sobre a Terra nem representa uma ameaça física contra o planeta, mas pode afetar o funcionamento de satélites de comunicação – incluindo os de GPS. Outro efeito comum são as auroras boreais e austrais, efeitos coloridos no céu das regiões polares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário