quinta-feira, 9 de maio de 2013

Vencedor do Nobel de Química, Manfred Eigen completa 86 anos


Eigen (segundo em pé, da esquerda para a direita) posa para foto com outros sete vencedores do Prêmio Nobel em 1967 Foto: Getty Images
Eigen (segundo em pé, da esquerda para a direita) posa para foto com outros sete vencedores do Prêmio Nobel em 1967  

O químico alemão Manfred Eigen, que em 1967 dividiu o Nobel de Química com os cientistas Ronald George Wreyford Norrish e George Porter pelo desenvolvimento de técnicas para medir rápidas reações químicas, completa 86 anos nesta quinta-feira. Autor de diversas teorias, Eigen escreveu mais de 100 artigos e recebeu doutorados honorários em universidades na Europa e nos Estados Unidos. No livro Laws of the Game (1981), propôs - ao lado de Ruthild Winkler - que elementos da chance e necessidade governam a natureza, determinando todos os eventos.

Para explicar suas teorias, Eigen aproveitou ideias de vários campos de estudo, como ciência, filosofia, sociologia, biologia e até estética. Suas técnicas de relaxamento são atualmente utilizadas para o estudo de reações químicas extremamente rápidas e a codificação de informações biológicas. O nome da técnica é devido ao tempo que a substância leva para voltar ao seu estado de equilíbrio original. Antes do trabalho de Eigen, os cientistas não contavam com uma maneira de calcular os valores dessas reações. Foi por essa contribuição que ele recebeu o Prêmio Nobel.

Nascido em 1927, Eigen começou a estudar as rápidas reações químicas na década de 1950. Mais tarde, focou sua pesquisa em descobrir como as moléculas se formavam e evoluíram para as primeiras formas de vida na Terra. Ele desenvolveu uma teoria construída sobre a ideia de que essas primeiras formas de vida evoluíram dentro de um conjunto de circunstâncias ("chance") que ocorreram todas ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário