sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Saiba como as estrelas nascem e morrem

As estrelas nascem vivem e morrem, como qualquer ser vivo. A diferença é que eles fazem isso muito mais drasticamente, e levam muito mais tempo fazendo isso. Dependendo da massa da estrela, a vida útil pode variar de alguns milhões de anos a trilhões de anos!

Evolução estelar

O nascimento

Naturalmente, este é o lugar onde as comparações entre os seres humanos e as estrelas têm que parar. O local de nascimento de uma estrela é uma enorme e fria nuvem de gás e poeira: as nebulosas.
Essas nuvens começam a se encolher, resultado de sua própria gravidade. Conforme uma nuvem começa a se encolher ela fica menor e se divide em pedaços. Eventualmente, esses aglomerados atingem temperaturas elevadas o suficiente e ficam tão densos que reações nucleares começam. Quando a temperatura atinge cerca de 10 milhões de graus Celsius, o aglomerado torna-se uma nova estrela – uma protoestrela. A protoestrela não é muito estável. A fim de sobreviver, a protoestrela terá de alcançar e manter um equilíbrio entre os átomos sendo puxados pela gravidade em direção ao centro da protoestrela e a pressão do gás empurrando o calor e a luz para longe do centro. Quando uma estrela não é capaz de manter esse equilíbrio, ela morre.

A vida

Hipergigante

Se a temperatura crítica no núcleo de uma protoestrela nunca é atingido, ele acaba como uma anã marrom, nunca alcança o “status de estrela”. No entanto, se a temperatura crítica no núcleo de um protoestrela for atingida, então se inicia a fusão nuclear. Já não é mais classificada como uma protoestrelas. É definida como uma estrela no momento em que ela começa a fusão do hidrogênio em hélio no núcleo. Simplificando, a fusão nuclear é uma reação em que dois ou mais núcleos atômicos se colidem em altas velocidades e formam um novo tipo de núcleo atômico, neste caso o hélio.
As estrelas passam a maior parte de suas vidas fundindo hidrogênio – é esse processo que mantém as estrelas ativas e brilhantes. Quanto mais massiva é uma estrela, mais combustível ela consome, e portanto mais cedo ela morrerá. Então o que acontece quando o combustível de hidrogênio acaba? Bem, as estrelas passam a fundir o hélio em carbono e depois de um tempo, em elementos ainda mais pesados. Manter o equilíbrio entre a gravidade e a pressão do gás torna-se muito difícil. As estrelas, finalmente, começam a entrar em colapso sobre si mesmas. Antes do inevitável colapso, reações nucleares fora do núcleo acontecem e a estrela se expande bastante. Isso é o que chamamos de fase “gigante vermelha”.

A morte

O quão dramática a morte é depende da massa da estrela. Nosso Sol é esperado para se transformar em uma estrela anã branca. Se uma estrela tem uma massa 10 vezes maior do que o nosso Sol, ela pode passar por uma explosão de supernova e deixar para trás uma estrela de nêutrons. Se a massa for ainda maior, a estrela poderia até implodir para formar uma teia gravitacional infinita no espaço, um buraco negro! 
 
 
 
Fonte: Mistérios do mundo

Um comentário:

  1. E aew pessoa!!

    Tava lendo esse post agora..., so que fiquei com uma dúvida: como o Sol se tornará uma anã branca...?
    E quanto maior a massa da estrela, mais depressa ela morre por utilizar mais combustível?
    Eu queria tbm, saber onde consigo baixar a série do Carl Sagan. Muito legal!!! Vi uns videos no you tube. Aliás, queria saber um bom site de documentários científicos.
    E sobre livros, quais você recomenda sobre astronomia? Vou ver se encontro por aqui...

    Feliz Ano Novo cara!!!

    Bruno...

    ResponderExcluir