quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Sonda europeia Rosetta chega ao encontro de cometa

Cientistas acompanham a chegada da sonda Rosetta ao centro do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko nesta quarta-feira (6) na Agência Espacial Europeia (ESA) (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)Cientistas acompanham a chegada da sonda Rosetta ao encontro do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko nesta quarta-feira (6) na Agência Espacial Europeia (ESA)

A sonda europeia Rosetta chegou nesta quarta-feira (6) ao histórico "encontro" com o cometa Churyumov Guerasimenko a 400 milhões de quilômetros da Terra, após uma viagem espacial de 10 anos.
"Estamos no cometa", anunciou o diretor de operações de voo da ESA, Sylvain Lodiot, no centro espacial de Darmstadt (Alemanha).
Rosetta se posicionou a 100 quilômetros do cometa e a partir de agora o acompanha na trajetória ao redor do Sol. Em novembro, a sonda enviará o robô Philae à superfície do cometa
O encontro no espaço aconteceu após uma viagem de mais de uma década e de 6 bilhões de quilômetros.
A odisseia começou em março de 2004, com a sonda sobrevoando diversas vezes Marte e a Terra para tomar impulso utilizando a força gravitacional dos planetas para ganhar velocidade. Depois passou por um período de hibernação que permitiu economizar energia.
Os cometas são compostos de poeira e gelo, material primordial restante do processo de formação do Sistema Solar ocorrido há 4,6 bilhões de anos.


Foto de 3 de agosto feita pela sonda Rosetta mostra o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko a 285 km de distância (Foto: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team / AFP)
Foto de 3 de agosto feita pela sonda Rosetta mostra o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko a 285 km de distância

A sonda Rosetta tentará decifrar nesta "bola de neve suja" as chaves para compreender como os planetas se formaram ao redor do Sol.
Uma das teorias, conhecida como a hipótese de panspermia, é que os cometas, ao interagir com a Terra, ajudaram a espalhar a vida no planeta, ao transportar água e moléculas orgânicas.
Até agora, as missões de exploração dos cometas foram muito reduzidas e se limitaram a sobrevoá-los. Este foi o caso da sonda americana Stardust, que transportou em seu retorno poeira deixada por um comenta, enquanto a sonda europeia Giotto se aproximou a 200 km da superfície de outro.
No dia 11 de novembro, Rosetta se aproximará a poucos quilômetros do cometa, antes de liberar a descida para a superfície do robô Philae, que tem o tamanho de uma geladeira e está repleto de instrumentos científicos.
Na superfície, o Philae realizará durante seis meses experimentos sobre a química e a textura do astro. Após a conclusão do trabalho do robô, Rosetta acompanhará o cometa 'C-G' na viagem ao redor do Sol, enquanto se afasta em direção da órbita de Júpiter, antes de concluir a missão.


Concepção artística da Rosetta liberando sonda Philae ao cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko (Foto: ESA–C. Carreau/ATG medialab)Concepção artística da Rosetta liberando sonda Philae ao cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko

Fonte: G1

2 comentários:

  1. Sou da sua escola, do IFRJ SG, to mt a fim de vc gatinha, qro te pegar forte, vamos dar um novo significado a palavra xablau! Gostosa

    ResponderExcluir
  2. Amor nao correspondido... ������
    Vc brincou c meu coracao do jeito q eu queria brincar c suas curvas

    ResponderExcluir