sexta-feira, 4 de julho de 2014

China revela planos para enviar uma sonda a Marte

 
O homem que projetou China's Jade Rabbit moon rover espera uma versão mais avançada de sua criação para enviado a Marte, informou a mídia estatal, ressaltando programa espacial de Pequim está cada vez mais ambicioso.
Jia Yang também disse à agência de notícias oficial Xinhua de seu desespero quando o rover moon perdeu contato com a Terra seis semanas após ele foi implantado na superfície da lua. Ele liderou a equipe que projetou o Jade Rabbit moon rover.
"Espero que antes de minha aposentadoria, o povo chinês pode começar a explorar Marte", disse Jia, em uma entrevista divulgada na quinta-feira.
"Espero que possamos enviar um rover melhor a Marte."
O Jade Rabbit sofreu uma "anormalidade do controle mecânico" em 25 de janeiro e perdeu contato com a Terra, levando os cientistas a se preocupar que ele pode não sobreviver a muito frio de 14 dias a noite lunar.
Pequim considera o programa espacial como um símbolo da crescente estatura da China global e avanço tecnológico, assim como o sucesso do Partido Comunista em reverter a sorte da outrora pobre nação.
O pouso-o terceiro aterragem suave na história, eo primeiro de seu tipo desde uma missão soviética quase quatro décadas atrás, foi um grande motivo de orgulho na China, onde milhões de pessoas em todo o país traçou as realizações do rover.
Programa espacial militar da China tem planos para uma estação em órbita permanente em 2020 e, eventualmente, para enviar um ser humano para a lua.
Um cientista-chefe disse a mídia estatal em 2012 que a China planejado para coletar amostras da superfície de Marte em 2030.


Nenhum comentário:

Postar um comentário