segunda-feira, 28 de setembro de 2015

NASA confirma evidências de água líquida em Marte

lineae inclinação recorrente


Novas descobertas de NASA Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) fornece a evidência mais forte que a água líquida flui de forma intermitente no atual Marte.

Usando um espectrômetro de imagem em MRO, os pesquisadores detectaram assinaturas de minerais hidratados em encostas onde as raias misteriosas são vistos no planeta vermelho. Essas estrias escuras parecem fluxo e refluxo ao longo do tempo. Eles escurecem e parecem fluir encostas íngremes para baixo durante as estações quentes, e, em seguida, desaparecem em estações mais frias. Eles aparecem em vários locais em Marte quando as temperaturas estão acima de menos 10 graus Fahrenheit (menos 23 graus Celsius), e desaparecem em tempos mais frios.

"Nossa missão em Marte tem sido a de 'seguir a água', em nossa busca por vida no universo, e agora temos a ciência de forma convincente que valida o que temos suspeitado por muito tempo", disse John Grunsfeld, astronauta e associado administrador de Ciência da NASA Missão Direção em Washington. "Este é um desenvolvimento significativo, como ele aparece para confirmar que a água - embora salgado -. Está fluindo hoje sobre a superfície de Marte"

Estes fluxos para baixo, conhecidos como recorrente linear inclinação (RSL), têm sido muitas vezes descrito como possivelmente relacionados com a água no estado líquido. As novas descobertas de sais hidratados no ponto em que essa relação pode ser a estas características das escuras encostas. Os sais hidratados iria baixar o ponto de congelação de uma solução salina líquida, assim como o sal em estradas aqui na Terra provoca gelo e neve para derreter mais rapidamente.

"Encontramos apenas os sais hidratados quando as características sazonais eram mais vasto, o que sugere que ambos os próprios ou um processo que faz deles é a fonte da hidratação. Em ambos os casos faixas escuras, a detecção de sais hidratados sobre estas pistas significa que a água desempenha um papel vital na formação dessas estrias ", disse Lujendra Ojha do Instituto de Tecnologia da Geórgia (Georgia Tech) em Atlanta, principal autor de um relatório sobre esses resultados publicados 28 de setembro pela revista Nature Geoscience.

Ojha notou pela primeira vez estas características intrigantes como a Universidade do Arizona estudante de graduação em 2010, usando imagens de alta resolução Imaging Science Experiment do MRO (HiRISE). Observações HiRISE já documentaram RSL em dezenas de sites de Marte. Os novos pares de estudo observações HiRISE com mapeamento mineral por Compact Reconnaissance Imaging Spectrometer MRO para Marte (CRISM).

As observações do espectrômetro mostram assinaturas dos sais hidratados em vários locais RSL, mas apenas quando as características escuras eram relativamente ampla. Quando os pesquisadores analisaram os mesmos locais e RSL não eram tão extensa, eles detectaram nenhum sal hidratado. 

Ojha e seus co-autores interpretam as assinaturas espectrais como causada por minerais hidratados chamados percloratos. Os sais hidratados mais consistentes com as assinaturas químicas são provavelmente uma mistura de perclorato de magnésio, clorato de magnésio e perclorato de sódio. Alguns percloratos foram mostrados para manter líquidos de congelação mesmo quando as condições são tão fria quanto menos 94 graus Fahrenheit (70 graus Celsius menos). Em terra, percloratos produzida naturalmente estão concentrados em desertos, e alguns tipos de percloratos podem ser utilizados como combustível para o foguetão.

Percloratos foram previamente visto em Marte. Phoenix lander da NASA Curiosity rover e ambos encontraram-los no solo do planeta, e alguns cientistas acreditam que as missões Viking na década de 1970 medido assinaturas desses sais. No entanto, este estudo da RSL detectado percloratos, agora em forma hidratada, em diferentes áreas do que aquelas exploradas pelas sondas. Este é também o primeiro tempo percloratos foram identificados a partir da órbita.

MRO tem vindo a analisar Marte desde 2006, com os seus seis instrumentos científicos.

"A capacidade de MRO para observar por vários anos de Marte com uma carga capaz de ver os pequenos detalhes desses recursos tem permitido resultados como estes: primeiro identificar as faixas sazonal intrigante e agora fazendo um grande passo no sentido de explicar o que são", disse rico Zurek, cientista do projecto MRO no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), em Pasadena, Califórnia.

Para Ojha, as novas descobertas são mais uma prova de que as linhas misteriosas viu pela primeira vez escurecendo encostas marcianas há cinco anos são, de fato, a água atual.

"Quando a maioria das pessoas falam sobre a água em Marte, eles são geralmente falando de água antiga ou água congelada", disse ele. "Agora sabemos que há mais para a história. Esta é a primeira detecção espectral que inequivocamente apoia nossas hipóteses de formação de água líquida para RSL."

A descoberta é a mais recente de muitas descobertas por missões a Marte da NASA.

"Demorou nave espacial múltipla ao longo de vários anos para resolver este mistério, e agora sabemos que há água líquida na superfície deste frio, deserto planeta", disse Michael Meyer, cientista-chefe do Programa de Exploração de Marte da NASA na sede da agência em Washington. "Parece que quanto mais estudamos Marte, quanto mais aprendemos como a vida poderia ser apoiado e onde há recursos para apoiar a vida no futuro."

Fonte: Nasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário